REGIÃO

Nas palestras da Expovale, o Plano Safra do Governo Federal

10/07/2024 18:00




 Na Expovale 2024, a extensa programação (leia aqui , aqui , aqui , aqui , aqui e aqui), entre 4 e 7/7, também contou com palestras técnicas abordando temas variados.

O lançamento do Plano Safra 2024/2025 pelo Governo Federal motivou intervenção de Evanilson Danelon Grillo, presidente do Conselho de Administração do Sicoob União dos Vales. Ele reforçou o apoio ao setor agropecuário, oferecendo linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para os produtores rurais de toda a cadeia produtiva.

O Plano Safra disponibiliza recursos em diversas linhas de crédito, atendendo todas as necessidades do produtor rural, seja para investimento, custeio, comercialização e industrialização, como informou Evanilson:

- Financiamento de despesas da atividade agrícola ou pecuária; incentivo à modernização da produção, tais como máquinas, tratores, irrigação e armazenagem; dinheiro para controle do fluxo de caixa; e financiamento da estocagem e comercialização da produção agropecuária em melhores condições de mercado.

Nesta semana, o Sistema Sicoob Nacional informou em Brasília sobre previsão de movimentar R$ 53,4 bilhões até 30 de junho de 2025 com dois focos principais: atender a demanda dos Programas Nacionais de Fortalecimento da Agricultura Familiar/Pronaf e de Apoio ao Médio Produtor Rural/Pronamp.

Banco do Brasil

 A Agência/PN do Banco do Brasil/BB também divulgou o Plano Safra em seu estande, onde o gerente geral, Flávio Fernandes de Souza, e sua equipe recepcionaram o superintendente regional/Juiz de Fora, Carlos Giovânio Rhis.

O BB disponibiliza aos produtores rurais múltiplos canais para que eles possam apresentar suas propostas de crédito rural: na forma digital, na rede de agentes de crédito e nas redes de agências.

Acip e Cimvalpi

Na tarde de 5/7, sucederam-se três palestras com temas relevantes para o desenvolvimento econômico, agendadas em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ponte Nova/Acip, a Câmara de Dirigentes Lojistas/CDL e o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga/Cimvalpi.

Dezenas de pessoas prestigiaram a tarde de capacitação, aberta por José Roberto Gariff Guimarães/PSB, prefeito de São José do Goiabal e presidente do Cimvalpi, José Adalberto de Rezende/diretor do Consórcio, e Antônio Carlos Martins Brandão, presidente do Sistema Acip/CDL.

Houve ainda palestras de representantes das empresas Agroceres e Laticínios Porto Alegre, com esta promovendo em 6/7 homenagens a seus parceiros e colaboradores.

Apoio municipal

Em todos os seus discursos, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Chico Augusto de Castro Gomes, destacou a parceria com a Prefeitura de Ponte Nova, representada na agenda da tarde de 6/7 pela secretária de Cultura, Turismo e Comunicação, Fernanda Ribeiro.

A Administração Municipal atuou na infraestrutura e no custeio dos seguintes shows: Banda Mega Mix, Garcia do Piseiro, Thales Limonge, Ricardo & Gabriel, Amanda & Silmaria e Marcos & Belluti.

 

 







UID:11659644/18/07/2024 11:55 | 0