CIDADE

Chico Augusto avalia com otimismo os resultados da 57ª Expovale

08/07/2024 13:00




 Na tarde desse domingo (7/7), Chico Augusto de Castro Gomes, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, falou a esta FOLHA avaliando a 57ª Exposição Agropecuária do Vale do Piranga/Expovale. Ele revelou que para 2025 já se discute a realização de um grande leilão de animais.

"Chegamos ao último dia da Expovale com o coração aberto e satisfeito. Porque, dentro do trabalho que foi feito pela equipe, tudo deu certo." Ele se referiu ao apoio direto do Clube do Cavalo e estes aspectos:

- A Prefeitura Municipal, via Secretaria de Cultura, Turismo e Comunicação, patrocinou os shows e ofereceu apoio na infraestrutura.

- O Governo/MG ofereceu apoio via Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural/Emater de Minas Gerais, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais/Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária/IMA.

 - Entre os patrocinadores, destaque para Laticínios Porto Alegre e Saudali Alimentos.

Toda a mobilização visou, conforme explicou ele, "mostrar para toda a sociedade - local e regional - a importância da nossa agropecuária, do trabalho do produtor rural e da economia rural".

Chico Augusto frisou que a microrregião é conhecida principalmente pelas indústrias vinculadas à suinocultura e ao processamento de leite, "mas isso só se sobressai porque existe a força do produtor".

 O presidente do Sindicato Rural exaltou os eventos da Expovale, do concurso leiteiro da agricultura familiar à cavalgada equina, passando pelo concurso leiteiro de galpão e à mostra de "galo de argola". Citou ainda a mostra de piscicultura (da Epamig) e de artesanato (via Emater), bem como as oficinas e cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural/Senar.

Chico Augusto ressaltou também as homenagens deste ano para produtores, empresas do agronegócio e personalidades socioeconômicas: Nutreminas - Marinho & Monteiro Ltda.; Marco Antônio dos Reis Teixeira, gerente regional do Senar; Tito Garavini Soares/diretor da Saudali e ex-presidente da Assuvap; José Ricardo Brandão Martins, bovinocultor, suinocultor e dirigente da Saudali e da Goiabada Jatiboca; e Josias Bitencourt/gerente da Epamig.

Conforme Chico Augusto, o sucesso do evento deveu-se igualmente ao comércio e à indústria, que se fizeram presentes com seus estandes. Citou a presença desta FOLHA (desde a Expovale de 1989) e demais parceiros, que contribuíram para "mostrarmos a relevância do trabalho no campo, pela geração de emprego e renda na sustentabilidade da economia e na qualidade de vida da população".







UID:11659482/18/07/2024 11:17 | 0