SAÚDE

Fortalecimento muscular na terceira idade

17/04/2024 17:45




Danilo Ferreira - Fisioterapeuta (Crefito 138.900 F) - Pós-graduado em Gerontologia e Reumatologia e especialista em Atendimento Domiciliar para Idosos
 
* Fone (31) 98553-1172
 
 O processo de envelhecimento biológico determina alterações no aparelho locomotor, causando limitações às atividades da vida diária e, assim, comprometendo a qualidade de vida da pessoa. Tal processo está associado à perda de massa muscular (sarcopenia) e à correspondente redução da força muscular máxima. A perda de massa muscular inicia-se aos 30 anos, mas aumenta ao redor dos 50. 
 
Em indivíduos com mais de 65 anos, a força muscular diminui entre 1% a 2% por ano, sendo mais relevante nos membros inferiores, ocorrendo perda de 1,5% por ano da força dos músculos que são responsáveis pela extensão do joelho. As mulheres apresentam maior diminuição da força muscular dos extensores do joelho em relação aos homens, apresentando perda de força mais rapidamente ao longo da vida.  
 
Aproximadamente 30% das pessoas com mais de 65 anos e 50% das pessoas com mais de 80 sofrem uma queda a cada ano. A queda ou a lesão decorrente da fraqueza muscular pode comprometer a independência do indivíduo e sua qualidade de vida. 
 
O fortalecimento muscular para idosos tem, assim, como principal objetivo aumentar a sua resistência muscular, além de ajudar na prevenção de quedas, que é uma das principais causas que levam o idoso a ficar acamado. 
 
Além desses benefícios, também estão associados a melhora da densidade óssea, a redução dos riscos de doenças cardiovasculares e o aumento da sociabilidade, da confiança e da independência, reduzindo-se o risco de desenvolver demência e Alzheimer. Aumento da autoestima e bem-estar geral acaba vindo como resultado da conquista desses benefícios. 
 
A fisioterapia tem como finalidade conscientizar, elaborar um plano de tratamento eficaz, direcionado às limitações do paciente, e promover a prevenção de comorbidades, possibilitando assim autonomia cada vez maior para os idosos.
 
O recomendado é que todos os grupos musculares sejam exercitados pelo menos duas vezes por semana, sendo eles: pernas, braços, ombros, abdômen e costas, entre outros. Tais grupos devem ser trabalhados de forma equilibrada e compatível com a capacidade física de cada idoso. 
 
(Fonte: Ministério da Saúde: https://bvsms.saude.gov.br; https://www.reabilitando.com.br/fortalecimento-muscular-na-terceira-idade/; https://www.anapaulasimoes.com.br/nossos-artigos/fortalecimento-muscular-na-terceira-idade-veja-como-e-importante/; https://www.scielo.br/j/rbort/a/V5syBGdrJYm8YypNphgWqcx/)
 






UID:11433908/01/05/2024 08:39 | 0