SAÚDE

Fundação HAG divulga projeto de expansão em cinco anos

12/04/2024 19:00




 Integrantes do Conselho Curador do Hospital Arnaldo Gavazza/HAG, médicos e funcionários conheceram, na noite da quarta-feira (10/4), o projeto de expansão da instituição a se concretizar no prazo de cinco anos:

- Ao lado do HAG, quase 25 mil metros quadrados de obra no quarteirão fechado (com 12 pavimentos); e espaço para torre de oito andares acima do 5º pavimento no Centro Comercial em fase de instalação pela Porto Empreendimentos (também ao lado do Hospital).

Geandra Dias/arquiteta, Adriano Toledo/gerente de Manutenção e José Bueno de Magalhães/presidente da Fundação HAG explicaram que setores hospitalares importantes ganharão novo - e maior - espaço (leia abaixo).

O projeto é ambicioso e, por isso, Bueno conta, desde já, com o apoio dos setores público e privado para arrecadar os recursos necessários [o orçamento citado há algumas semanas chega a R$ 50 milhões].

Como esta FOLHA já informou (leia aqui e aqui), o projeto decorre de parceria, pela qual a Porto cede área para a expansão e em contrapartida obtém, junto à Prefeitura, isenção de IPTU e ISS - por até 20 anos - das salas do Centro Comercial.

Recente informe da Direção hospitalar dimensiona os avanços:

* Dos atuais 119 leitos clínicos, o HAG passará para 230, sendo 70 para pacientes de convênios e 160 para pacientes do SUS, oriundos da Macrorregião de Ponte Nova, Manhuaçu e Viçosa, na condição de referência em urgência e emergência e nestas especialidades: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia. E funcionam ainda, no Gavazza, os Centros Especializados de Oftalmologia, Oncologia e Otorrinolaringologia.

* O CTI comporta hoje 30 leitos (incluindo os 10 da unidade coronariana) e terá mais 10 da unidade coronariana e outros 10 leitos de UTI para pacientes com AVC.

* Nos pavimentos a serem erguidos - com suporte de quatro elevadores -, haverá instalação de novas alas para atendimento aos pacientes, estruturas do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, lavanderia, cozinha, almoxarifado, farmácia e outros serviços.

Em tempo - Tramita na Câmara o projeto do prefeito Wagner Mol - com cálculos do secretário de Planejamento, Afonso Ribeiro (Tim) - oficializando a parceria e a isenção de impostos para a Porto Empreendimentos.

 







UID:11429599/29/04/2024 19:27 | 0