SAÚDE

Câncer de testículo

10/04/2024 17:00




Bransildes Terra - Médico especialista em Urologia - CRMMG 51139 - RQE 33058
 
* Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica e professor de Medicina na Dinâmica
 
* Consultório - Mila Center - Av. Dr. Otávio Soares, 108 - Sala 801 / Palmeiras - Ponte Nova,  fone (31) 3817-2750.  Atende também no Hospital de Nossa Senhora das Dores
 
 O Abril Lilás é um mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de testículo. Diversas campanhas são realizadas em todo o mundo para aumentar a conscientização sobre o câncer de testículo, incentivando os homens a se educarem sobre a doença.
 
Os testículos se localizam dentro da bolsa escrotal e são responsáveis pela produção dos espermatozoides e da testosterona, o hormônio sexual masculino. A incidência de câncer de testículo tem aumentado nos últimos anos. A doença acomete especialmente adultos jovens, entre 20 e 40 anos, fase de maior atividade sexual e reprodutiva.
 
O principal sinal da doença é o aparecimento de um nódulo (caroço)  endurecido e indolor no testículo.
 
A suspeita de câncer de testículo ser pode ser levantada durante o autoexame ou numa consulta médica de rotina. Após apalpação de qualquer alteração no testículo, deve-se prosseguir com o exame de ultrassonografia, a  qual pode revelar a existência do tumor.
 
Como não se conhece a causa do câncer testicular, não existem maneiras seguras de prevenir a doença. A exceção são os casos de criptorquidia (casos em que a criança nasce com o testículo fora da bolsa escrotal), que devem ser corrigidos tão logo seja possível.
 
O autoexame realizado todos os meses representa, no entanto,  um meio de detectar qualquer alteração importante para o diagnóstico precoce.
 
O tratamento do câncer de testículo é a cirurgia por via inguinal (orquiectomia radical) para remoção do testículo afetado. A recuperação costuma ser rápida e não há comprometimento da potência sexual, se apenas um testículo for retirado.
 
Quando há sinais de metástases (doença avançada), o paciente deve receber aplicações de quimioterapia acompanhada - ou não - de radioterapia.
 
Não deixe o medo ou a incerteza impedirem você de cuidar da sua saúde. Se você notar qualquer alteração nos seus testículos, como inchaço, dor ou um nódulo, não hesite em procurar atendimento médico imediatamente. Lembre-se de que a detecção precoce do câncer de testículo pode salvar vidas.
 
Fazer o autoexame dos testículos, seguindo as orientações do seu médico-urologista, é a melhor maneira de fazer o diagnóstico precoce da doença.
 






UID:11429319/29/04/2024 17:24 | 0