CIDADE

Risco de golpe contra beneficiários do Bolsa-Família

10/04/2024 09:00




 A Secretaria de Assistência Social e Habitação/Semash de Ponte Nova emitiu nota, na semana passada, revelando que "golpistas estão tentando roubar dados do CadÚnico e de beneficiários do Bolsa-Família".

Em todo o país, registram-se tentativas de golpe. Os beneficiários recebem mensagens e ligações dizendo que precisam atualizar o cadastro, mas o objetivo é roubar os dados dessas pessoas e sacar o dinheiro depositado pelo Governo Federal.

Na maioria dos casos, como relata a imprensa diária, o golpe é aplicado em duas etapas: ligação e mensagens. O criminoso faz contato com a vítima por ligação e se identifica como sendo representante do aplicativo Caixa Tem. Com informações preliminares sobre as vítimas, o contato explica que o beneficiário corre o risco de perder o direito ao benefício caso o cadastro não seja atualizado imediatamente.

Nota federal esclarece que o Bolsa-Família é um benefício social e sua atualização só é feita presencialmente num Posto do Cadastro Único localizado no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de cada cidade. A atualização nunca é feita pelo celular. A Caixa Econômica Federal e o Governo Federal não enviam links do Programa Bolsa-Família por SMS, WhatsApp ou e-mail.

Quem ainda tiver dúvida deve procurar a Coordenação do Bolsa-Família da Semash (diante da Rodoviária Velha/Novo Centro) ou a sede do CRAS mais próximo. Caso percebam a efetivação do golpe, devem solicitar extrato de sua conta na Caixa Econômica Federal.

Se for o caso, a pessoa deve ir até a Polícia Militar, registrar boletim de ocorrência e voltar à Caixa com esse boletim de ocorrência para explicar o que aconteceu.

 

 







UID:11429290/29/04/2024 17:13 | 0