SAÚDE

Atividades marcam o Mês de Conscientização do Autismo

02/04/2024 11:45




 Para marcar abril como o Mês de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista/TEA, ocorrem agendas na região e destacamos duas delas:

- Programa-se, em Ponte Nova, caminhada, a partir das 9h deste domingo (7/4) - Dia Mundial da Saúde -, tendo concentração em frente ao Ginásio Poliesportivo do EC Palmeirense. Já na praça de Palmeiras, ocorrerão pronunciamentos e atividades diversas. A promoção é de familiares de pessoas com TEA.

- Em Rio Doce, a Secretaria de Saúde planejou diversas ações e a primeira delas está marcada para as 14h30 desta terça (2/4) - Dia Mundial de Conscientização do Autismo -, com caminhada pelas principais ruas da cidade, a partir da Unidade de Saúde Dr. José Real.

Nesta quarta (3/4), a partir das 8h - na UBS Marieta Lobo Pereira -, serviço de suporte para emissão de carteira de pessoas com TEA.

Já em 13/4, na Escola Estadual Maria Amélia, haverá às 9h palestra com o tema "TEA - Compreender para Avançar".

Por fim, às 14h de 24/4,  no CRAS riodocense, marcou-se Encontro do Grupo de Apoio das Famílias Atípicas.

 Cimvalpi promove

A Escola de Governo do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga/Cimvalpi antecipou-se e promoveu, na tarde de 22/3, no Auditório do Sindicato Rural de Ponte Nova, palestra de capacitação sobre autismo.

A atividade foi coordenada pela psicopedagoga Priscila Lana de Oliveira, que abordou vertentes de autismo, falou dos grupos de risco e citou mecanismos básicos de identificação da doença.

Cerca de 100 pessoas compareceram (outras tantas acompanharam por sistema on-line), representando abrigos institucionais e setores municipais de Educação, Saúde e Assistência Social da microrregião.

“As pessoas que nos ouviram, saíram diferentes, transformadas e  vão transformar vidas onde elas estiverem. Vão poder fazer diferença onde atuarem, com um olhar agregador capacitado para atender pessoas com deficiência ou com autismo, repassando as noções para os seus familiares”, destacou Priscila via informe do Cimvalpi.

Compreenda o TEA

A literatura médica informa seguinte:

- O Transtorno do Espectro Autista/TEA é distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social e padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar repertório restrito de interesses e atividades.

- Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.

- A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e o encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível podem levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.

- Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica.

- A etiologia do transtorno do espectro autista ainda permanece desconhecida. Evidências científicas apontam que não há uma causa única, mas sim a interação de fatores genéticos e ambientais. A interação entre esses fatores parecem estar relacionadas ao TEA, porém é importante ressaltar que “risco aumentado” não é o mesmo que causa fatores de riscos ambientais.

-  Os fatores ambientais podem aumentar ou diminuir o risco de TEA em pessoas geneticamente predispostas.

- Embora nenhum destes fatores pareça ter forte correlação com aumento e/ou diminuição dos riscos, a exposição a agentes químicos, deficiência de vitamina De ácido fólico, uso de substâncias (como ácido valproico) durante a gestação, prematuridade (com idade gestacional abaixo de 35 semanas), baixo peso ao nascer (< 2.500g), gestações múltiplas, infecção materna durante a gravidez e idade parental avançada são considerados fatores contribuintes para o desenvolvimento do TEA.







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