EDITORIAL

Limpeza urbana

15/03/2024 08:30




 “Ambiente limpo não é o que mais se limpa e, sim, o que menos se suja.” Esta frase - atribuída a Chico Xavier - ao longo dos anos ganhou domínio público com algumas variações, mas com o mesmo propósito: acenar para a comunidade sobre a importância da educação na hora do descarte de dejetos pessoais e domésticos.

A temática ficou mais uma vez evidente, na semana passada, quando Tainá Cruz, servidora da Secretaria/Ponte Nova de Meio Ambiente, incluiu nos seus desabafos - perante os vereadores - este raciocínio: “Precisamos também de atitude da população. Eu varro a praça de Palmeiras em cada dia e todos os dias ela está imunda.”

Como bem se sabe, descartar adequadamente o lixo e reduzir o volume do que é descartado é um dos relevantes fatores de sustentabilidade urbana.

Só para refletir: o IBGE calculou em data recente que cada brasileiro gera um quilo de lixo/dia.

O site Pensamento Verde registrou, em publicação deste ano, as atitudes ambientalmente corretas que independem de estrutura municipal de coleta:

Dê atenção ao lixo orgânico - Restos de comida e cascas de alimentos podem ser utilizados em processos de compostagem orgânica, resultando num excelente adubo para hortas e jardins.

Colabore com a coleta seletiva - Somente 2% de todo o lixo produzido no Brasil são devidamente reciclados.

Utilize produtos em refil - Sempre que possível, compre produtos a granel, como grãos e cereais, para minimizar o volume de plástico jogado na natureza.

Opte por embalagens desmontáveis - Caixas de papelão para carregar as compras podem ser desmontadas no momento do descarte e com isso ocupam menos espaço no transporte.

Reutilize roupas e acessórios - Além de conter produtos naturais, como algodão, os tecidos passam por diversos tratamentos químicos que são nocivos ao meio ambiente.

Evite produtos descartáveis - Sem comentários!

É simples atuar pela sustentabilidade, mas também é difícil mudar o comportamento dos cidadãos na adoção de atitudes que contribuam com um ambiente limpo, organizado e saudável. É preciso, no entanto, tomar providências urgentes neste sentido.

 







UID:11422438/27/04/2024 09:53 | 0