CIDADE

Saudali celebra 24 anos de história no mercado de alimentos

14/03/2024 11:00




 A Saudali foi inaugurada nos anos 2000, na cidade de Ponte Nova, na Microrregião do Vale do Piranga, na Zona da Mata Mineira. O diretor-procurador da Saudali, Desidério Guimarães, está na empresa desde a sua fundação e conta o contexto socioeconômico da região no período que antecedeu a fundação da Saudali.

“No passado, a produção agrícola da região era voltada para diversos outros produtos, com destaque para a cana-de-açúcar e café, que ainda existem e contribuem significativamente para a economia da região. Porém, com as sucessivas crises dos segmentos, a grande maioria dos produtores rurais da região teve que se reinventar, começando então a criação de suínos”, explica o diretor-procurador.

Desidério comenta que a criação de suínos foi ganhando cada vez mais espaço, deixando de ser uma atividade de subsistência, se tornando uma atividade economicamente competitiva. Para tanto, foi necessária a união dos produtores de suínos.

Com a união, criaram uma Associação, a Assuvap (Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga) e posteriormente uma Cooperativa, a Coosuiponte (Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região). De acordo com o diretor, ambas as entidades têm papel de destaque na suinocultura regional, a primeira exercendo as funções políticas e a segunda, as funções comerciais, voltadas exclusivamente à suinocultura. Atualmente o Vale do Piranga é o maior polo de suinocultura independente do Brasil e o segundo maior produtor de suínos do Estado de Minas Gerais.

 Segundo o relato de Desidério (foto), há aproximadamente três décadas, com a grande escala de produção de suínos, surgiu a necessidade de agregar mais valor à cadeia suinícola da região. Neste contexto, os produtores de suínos idealizaram a criação de um frigorífico. Transformar, porém, essa ideia em realidade foi um grande desafio, pois não havia, na época, profissionais com conhecimentos sobre frigoríficos na região, bem como cursos para viabilizar essa capacitação. Assim, foi necessário trazer profissionais do sul do país, com conhecimento específico em suínos, para gerenciar as atividades industriais.

Apesar de sua inauguração ter ocorrido no ano 2000, a história da Saudali se iniciou 5 anos antes, quando 52 produtores de suínos se uniram e se tornaram sócios fundadores. Eles tinham como objetivos em comum aumentar a qualidade do suíno produzido na região e o desejo de expandir o trabalho para além das fronteiras do mercado brasileiro, chegando até mesmo ao exterior.

Relembra Desidério: “A Saudali já nasceu grande e, em poucos anos de funcionamento, já tínhamos 16 mil m² de área construída e em produção. No primeiro ano, abatíamos uma média de 411 suínos/dia e, cinco anos após, já havíamos dobrado essa produção.” 

Ele explica que, no início, a empresa trabalhava com os produtos in natura, cortes de suínos e pouquíssimos industrializados, apenas itens salgados e linguiças. Pontua o diretor-procurador: “Com o passar do tempo, foram desenvolvidos outros produtos, que fizeram a Saudali crescer e se tornar uma grande empresa de produtos suínos no Brasil e no mundo, sendo mais de 230 tipos de produtos derivados de carne suína produzidos na empresa, além de outros produtos produzidos por terceiros, como pescados e hambúrgueres bovinos. Nossos produtos são inspecionados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) e pelo nosso Controle de Qualidade interno.”

Hoje, a Saudali possui uma planta com cerca de 26 mil m² de áreas construídas em um terreno próprio com mais de 480 mil m². O empreendimento gera quase 4 mil empregos diretos e indiretos. Com essa movimentação de trabalhadores, vendas para o mercado interno e externo, a empresa conseguiu gerar um faturamento de aproximadamente 1 bilhão de reais em 2023.

A empresa - que surgiu “num pedacinho de Minas” - cresceu pelo Brasil e alcançou o mundo. Os produtos da Saudali são distribuídos em mais de 20 Estados brasileiros e exportados para países da África, Ásia, Leste Europeu, América Central e América do Sul. Declara o diretor: “Olhar para o nosso trabalho, pensar que completamos 24 anos, é motivo de grande orgulho. Alimentamos famílias mineiras, brasileiras e de outros lugares do mundo. É um motivo de grande alegria chegar aonde chegamos.”

Apesar de seu alcance internacional, a Saudali reconhece a importância do mercado consumidor nacional e seus milhares de clientes em quase todo o território brasileiro. Divididos em 26 regionais, a empresa conta com uma equipe robusta de supervisores de vendas e mais de 400 representantes comerciais autônomos. Além disso, a Saudali tem atendimento via callcenter e time próprio de promotores de vendas.

Explica o diretor-procurador: "Entre os produtos preferidos dos consumidores no mercado nacional, estão as tradicionais linguiça de pernil, linguiça de carne suína, linguiça tipo calabresa, bacons e produtos temperados. A empresa não descarta a possibilidade de crescer ainda mais e produzir outros tipos de carnes para os seus consumidores." Destaca Guimarães: "Quem sabe a gente também não invista em novos tipos de produtos. Por aqui, temos o compromisso de crescer sempre com segurança e responsabilidade. Com a autorização dos sócios, nos últimos 5 anos, a Saudali investiu mais de 100 milhões de reais. Tudo isso para suportar o crescimento, o aumento de produção, a melhoria de produtividade, a manutenção da qualidade dos nossos produtos, bem como a geração de emprego e renda em toda nossa região." 

Finaliza Desidério: "A empresa planeja gerar resultados para poder continuar investindo em novas tecnologias e equipamentos. A previsão de investimentos, para os próximos anos, é de aproximadamente R$ 70 milhões. “Nós queremos continuar buscando a melhoria da Saudali, de forma que ela mantenha Minas Gerais, Brasil e o mundo alimentados. Já estamos muito felizes com os resultados da Saudali nestes 24 anos de história. Tudo isso foi possível graças aos clientes, fornecedores e demais parceiros, que nos creditam confiança e preferência neste negócio. Agradecemos a eles e, claro, aos nossos colaboradores, pela dedicação e compromisso. Também somos imensamente agradecidos aos sócios fundadores, que sonharam e viabilizaram esse empreendimento, pois sem eles nada seria possível! E queremos continuar, queremos que a Saudali complete 25, 50, 70, 100 anos e mais: alimentando as famílias, trazendo progresso para a nossa comunidade e movimentando a economia das praças onde a nossa marca estiver."

(Informação enviada pela Assessoria de Comunicação da Saudali)







UID:11424624/28/04/2024 02:27 | 0