CIDADE

Igreja Universal de Ponte Nova promove evento de combate da violência contra pessoas idosas

22/06/2018 10:00




Neste sábado (23/6), das 14h às 16h, ocorre em Ponte Nova, na av. Francisco Vieira Martins, n° 850, em Palmeiras, atividade para conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. A promoção é do Grupo Calebe, da Igreja Universal de Ponte Nova, e foi divulgado para esta FOLHA por meio do vereador Sérgio Ferrugem/PRB.

Haverá atividades com o Corpo de Bombeiros sobre prevenção de acidentes, exercícios físicos, cuidados com a saúde, aferição de pressão e peça teatral.

História da data

O dia 15/6 foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas/ONU e a Rede Internacional de Prevenção da Violência contra a Pessoa Idosa, e o mês é chamado de “Junho Violeta”.

A data convoca também para que sejam denunciados os casos de violência às autoridades competentes, já que amor, culpa e vergonha muitas vezes impedem que os idosos denunciem os responsáveis por abusos, na sua maioria parentes ou pessoas próximas.

De acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos, só nos primeiros cinco meses de 2018, o Disque 100 registrou 3.286 casos de violência contra idosos no Brasil. Em 2017, o total foi de 33.133 casos em todo o país, com maior ocorrência nos Estados de São Paulo (21,59%), Minas Gerais (13,20%) e Rio de Janeiro (13,10%). Embora esse número represente aumento de 1,54% em relação a 2016, é possível notar que alguns tipos de violência tiveram menor ocorrência, como: discriminação, que caiu de 131 para 127 casos; violência física, de 9.142 para 8.955 casos; trabalho escravo, de 88 para 23; e violações de direitos humanos, de 259 para 88 casos.

Saiba quais são os tipos de violência contra idosos:

- Violência Física: é o uso da força física para compelir os idosos a fazerem o que não desejam, para feri-los e provocar dor, incapacidade ou morte.

- Violência Psicológica: corresponde a agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar do convívio social.

- Violência Sexual: esses abusos visam obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.

- Abandono: é uma violência que se manifesta pela ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteção e assistência.

- Negligência: refere-se à recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos por parte dos responsáveis familiares ou institucionais. A negligência é uma das formas de violência mais presente no país. Ela se manifesta, frequentemente, associada a outros abusos que geram lesões e traumas físicos, emocionais e sociais, em particular, para as que se encontram em situação de múltipla dependência ou incapacidade.

- Violência Financeira ou Econômica: consiste na exploração imprópria ou ilegal ou ao uso não consentido pela pessoa idosa de seus recursos financeiros e patrimoniais.

- Autonegligência: diz respeito à conduta da pessoa idosa que ameaça a sua própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si mesma.

- Violência Medicamentosa: é a administração, por familiares, cuidadores e profissionais, dos medicamentos prescritos de forma indevida, aumentando, diminuindo ou excluindo os medicamentos.







UID:11417376/26/04/2024 00:08 | 0