SAÚDE

Não à volta do Centro de Controle de Zoonoses para Ana Florência

26/10/2017 09:00




A Fundação Pio Pena, mantida pelo Sistema ACIP/CDL não tem, em seus planos, nova cessão de terreno em Ana Florência para reinstalação - no antigo Escritório da Lavoura da extinta Usina de Açúcar local - do Centro de Controle de Zoonoses/CCZ.

A vereadora Aninha de Fizica/PSB solicitou parecer sobre a volta do CCZ e leu em 23/10 resposta do presidente da Associação Comercial e Industrial/PN, Noêmio Gomes Fernandes: “O referido imóvel encontra-se disponível em imobiliárias para locação ou venda, conforme decisão dos curadores da Fundação, não havendo no momento o interesse de doação.”

Aninha persegue este tema “em defesa de cães e gatos” e considerou que “aquele terreno seria o local ideal”. A correspondência de Noêmio surge quando se aguarda nova licitação municipal para contratação de “serviços de canil” após a suspensão do pregão marcado para 27/9.

A discussão sobre o CCZ em Ana Florência entrou na pauta considerando que, na gestão do prefeito Taquinho Linhares/PSB (2005/2008), o serviço foi instalado com críticas e elogios. Já no Governo Joãozinho  Carvalho/PTB (2009/2012), o Centro de Zoonoses foi fechado por motivos diversos, optando-se pela terceirização. 

Desde então, o prédio do CCZ permaneceu abandonado (como mostra foto de abril deste ano), e o serviço é executado pela PSC Canil, com sede na BR-120 (perto da localidade de Kuxixo). A licitação deste ano, cobrada pela recém-extinta ONG Aprovida e também pela Câmara Municipal, atende demanda da Secretaria Municipal de Saúde. Sabe-se que havia expectativa de se concluir o processo licitatório em maio/2017.







UID:11417528/26/04/2024 01:23 | 0