CIDADE

Semana do Idoso: ‘O amor passa de geração em geração’

29/09/2024 19:00




 “A Semana do Idoso/2024 será marcada por eventos nas unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação/Semash, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e de Esporte.” A informação é da Assessoria de Comunicação da Prefeitura com estes detalhes:

- Com o tema “O amor passa de geração em geração”, os momentos serão marcados por atividades de convivência intergeracional e palestras, com os eventos ocorrendo de segunda-feira (30/9) a sexta-feira (4/10), com foco no público atendido pelas unidades.

A dirigente da Semash, Juliana Pereira, informou a esta FOLHA que haverás atividades nestes locais:

- Centro de Referência de Assistência Social/CRAS dos bairros Pacheco e Fátima; e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. No Asilo (foto), haverá agenda interna ao longo do mês.

Em tempo - O Asilo tem o nome de  Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Dr. Afrânio Felício da Cunha.

Importância da data

O Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade são comemorados em 1º de outubro. Além de homenagear as pessoas idosas, a data também tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre as necessidades desse público.

A data reforça os termos da Resolução nº 46 da ONU, que objetiva sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e cuidados para com est população, que reúne pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

O dia marca ainda data de 1°/10/2003, em que a Lei Federal n°10.741 (Estatuto do Idoso) entrou em vigor, sendo fundamental para reforçar a importância da proteção a este público e reavaliar-se a nossa atitude com relação aos idosos.

O Estatuto prevê em seu art. 2º que ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

No art. 3º, o Estatuto ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Livro espírita

A  XXXIV Feira do Livro Espírita, uma promoção anual do Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Fritz, ocorrerá entre 5 e 13/10, na praça de Palmeiras. Haverá venda de literatura sobre filosofia, contos, romances, estudos científicos, poesias e assuntos infantojuvenis. Esta feira chega ao seu 34º ano, tendo foco principalmente na divulgação/aprofundamento de conhecimentos/ensinamentos à luz da Doutrina Espírita.