SAÚDE

Fisioterapia em atendimento domiciliar

29/08/2024 11:00




Danilo Ferreira - Fisioterapeuta (Crefito 138.900 F)

- Pós-graduado em Gerontologia e Reumatologia e especialista em Atendimento Domiciliar para Idosos  * (31) 98553-1172

 A Atenção Domiciliar (AD) é a forma de atenção à saúde na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde.

Neste contexto, a fisioterapia domiciliar é uma realidade cada vez maior para fisioterapeutas e pacientes. Um fisioterapeuta domiciliar, também conhecido como fisioterapeuta home care, realiza tratamentos e terapias no ambiente domiciliar do paciente, em vez de numa clínica ou hospital.

O principal objetivo é oferecer cuidados personalizados e acessíveis para aqueles que têm dificuldades em se locomover até uma clínica de fisioterapia.

No ambiente domiciliar, os fisioterapeutas podem adaptar os tratamentos de forma mais personalizada, pois cada paciente possui necessidades específicas e particularidades em sua condição de saúde.

Ao trabalhar no espaço do paciente, o fisioterapeuta pode observar as condições de vivência da casa e ajustar o tratamento conforme as circunstâncias. Isso resulta em um atendimento mais eficaz e direcionado. 

Além disso, para muitos pacientes, especialmente aqueles com mobilidade reduzida ou condições crônicas, ir a um consultório pode ser um problema, sendo até mesmo desconfortável. O atendimento em casa elimina esse obstáculo, permitindo que o paciente receba cuidados no ambiente em que se sente mais à vontade. Isso não apenas facilita o tratamento, mas também pode aumentar a sua adesão às sessões de fisioterapia.

Vantagens do atendimento domiciliar: redução do estresse e deslocamento; maior adesão ao tratamento; e envolvimento da família.

Perfis dos pacientes que utilizam a Fisioterapia Domiciliar: pós-cirurgia; limitações de mobilidade; lesões musculares ou articulares; dores nas costas; condições crônicas; reabilitação neurológica; e recuperação de traumas.

Fonte: Ministério da Saúde / https://www.unit.br/blog/fisioterapeuta-no-atendimento-domiciliar-desafios-e-oportunidades / https://www.clinicavicci.com.br/fisioterapia-domiciliar-bh-vantagens-e-desvantagens/ https://www.coffito.gov.br/nsite/wp-content/uploads/2023/12/cartilha-finalizada-vol-1-1.pdf