CULTURA

Falta patrocínio para o Projeto Juventude Salvadora do Ambiente

21/11/2023 11:00




 A jornalista e cineasta pontenovense Mônica Veiga informou a esta FOLHA que até esta semana não se manifestou, em nossa cidade, empresa interessada em patrocinar o Projeto Juventude Salvadora do Ambiente, da produtora Atlântico Filmes, o qual pretende beneficiar jovens de baixa renda. Há prazo para a captação de recursos e sem isso pode-se comprometer tal iniciativa, que promove cultura, educação e meio ambiente.

Conforme relato de Dalila Pires/produtora, a iniciativa tem aval da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). "É necessária a urgente mobilização na cidade, de modo a garantir o sucesso deste projeto e os benefícios duradouros que ele pode proporcionar à comunidade. A captação de recursos está aberta até o dia 31/12", esclarece ela.

O relato de Dalila detalha a proposta: "Ela visa proporcionar ação formativa em produção cinematográfica para até 30 jovens de famílias de baixa renda. Trata-se de iniciativa multidisciplinar, buscando a promoção da conscientização por meio de aulas teóricas e práticas sobre o fazer cinematográfico e cuidados para com o meio ambiente."

A formação dos jovens terá duração de um ano e meio. Os alunos terão a oportunidade de produzir dois curtas-metragens documentais, explorando a temática ambiental de Ponte Nova. Para assegurar a qualidade da proposta, garante Dalila que "se disponibilizam equipe experiente, com atuação nacional e internacional, e equipamentos de primeira qualidade estarão à disposição dos participantes". Continua o texto:

"O Projeto apresenta benefícios múltiplos para a comunidade, ressaltando-se o aspecto da inclusão social. Planeja-se a exibição das produções numa mostra itinerante nas escolas públicas, com paralela projeção de Ponte Nova no país e no exterior, por meio da distribuição dos filmes em festivais de cinema."

O informe assim arremata: "A não realização deste projeto acarreta perdas significativas, uma vez que serão portas fechadas para 30 jovens carentes."

Para mais informações, contatos com a Atlântico filmes  por e-mail (atlanticofilmes@gmail.com) ou pelo celular de Dalila (31 98011-0508).