Paula Reale - Médica-reumatologista - CRM MG 64.205 / RQE 47.477
Edifício Medical Center - Av. Dr. José Grossi, 194/Sala 506 - Guarapiranga/Ponte Nova * (31) 99869-8331
A psoríase é uma doença crônica da pele, não contagiosa, caracterizada pela presença de manchas avermelhadas ou rosadas, recobertas por escamas esbranquiçadas.
A doença afeta cerca de 2% da população mundial, sendo mais comum em adultos jovens. No Brasil, estima-se que existam cerca de 5 milhões de pessoas com psoríase.
Sintomas - Manchas avermelhadas ou rosadas na pele; descamação da pele; prurido (coceira); e dor. As lesões da psoríase podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns no couro cabeludo, cotovelos, joelhos, costas e nádegas.
Causas - A causa da psoríase é ainda desconhecida, mas acredita-se que seja uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Os fatores genéticos estão envolvidos em predisposição ao desenvolvimento da doença, histórico familiar de psoríase e fatores ambientais, que podem desencadear ou piorar os sintomas da psoríase, entre eles o tabagismo, o estresse.
Tratamento - O tratamento da psoríase é individualizado e depende da gravidade da doença. Os objetivos do tratamento são: reduzir a inflamação, eliminar as lesões e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Cuidados - Além do tratamento, existem alguns cuidados que podem ajudar a controlar os sintomas da psoríase: manter a pele hidratada, evitar o estresse, manter um peso saudável e evitar o consumo de álcool e tabaco.
Atenção - A psoríase é uma doença crônica que pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Existem tratamentos disponíveis que podem ajudar a controlar os sintomas da doença, mas não existe cura. Cerca de 5% e 40% das pessoas que têm psoríase podem ter dor e inflamação das articulações, sendo necessária a investigação da Artrite Psoriásica. É importante procurar o seu médico- reumatologista para diagnóstico e tratamentos adequados.