Ao longo deste mês, a Saudali promoveu a campanha Outubro Rosa para as colaboradoras do sexo feminino. Neste ano, além de abordar a prevenção do câncer de mama, a empresa ampliou a abrangência da campanha reforçando a importância dos cuidados com toda a Saúde da Mulher.
Na foto, Elisa Polesca/gerente de RH, Orione Santos/técnico de Enfermagem do Trabalho, Rosilene Araújo/médica do Trabalho e as enfermeiras do PSF Lidiane Bento, Ana Cristina Veiga e Renata de Carvalho.
Ampliou-se o escopo da campanha para abordar a prevenção do câncer de colo do útero. Serão custeados cerca de 200 exames preventivos (Papanicolau) para colaboradoras de todas as faixas etárias. A ação contou com parceria da Prefeitura de Ponte Nova, que forneceu equipe técnica para atendimento das mulheres na sede da empresa.
Durante todo o mês de outubro, colaboradores foram impactados por informações sobre a prevenção do câncer de mama e de colo do útero através de campanha visual interna. Nos dias 21 a 27/10, três enfermeiras do Programa Saúde da Família (PSF) atuaram na Saudali realizando o exame de toque das mamas e coletando amostras das colaboradoras a serem enviadas para o Laboratório de Análises Clínicas, onde serão realizados os exames Papanicolau. Participaram trabalhadoras de todas as faixas etárias mediante agendamento.
A iniciativa de ampliar a campanha do Outubro Rosa para trabalhar a Saúde da Mulher foi ideia da infectologista e médica do Trabalho da Saudali, Rosilene Araújo, contando com o apoio dos setores de Medicina Ocupacional, Recursos Humanos, Marketing e Comunicação.
Explica Rosilene: “Durante os atendimentos de rotina, sempre perguntamos às colaboradoras sobre a última ida ao ginecologista e a realização de exames preventivos. Surpreendemo-nos ao saber que muitas mulheres não têm essa rotina de cuidado. Por isso, entendemos que havia a necessidade de trabalhar além da prevenção do câncer de mama, focando também na prevenção do câncer de colo do útero para todas as faixas etárias.”
A enfermeira Ana Cristina Veiga Passos, que faz parte da Equipe Técnica da Prefeitura, destacou a importância desta ação para o trabalho do PSF: “A campanha do Outubro Rosa é muito focada na mama e pouco se fala em colo do útero, que é tão importante quanto em questão de coleta, de exame e de acompanhamento. E a gente têm uma deficiência de procura de mulheres, seja pela falta de tempo, por preconceito ou vergonha. Então a ideia de vir para o local de trabalho é muito legal.”
Segundo a enfermeira, é uma oportunidade de entender possíveis queixas pessoais dessas mulheres, realizar a coleta do preventivo, o exame de toque das mamas e incentivar que elas próprias façam o autoexame. Finaliza Ana Cristina: “É como eu sempre digo: ninguém nos conhece melhor que nós mesmas! E a mulher que realiza o autoexame com frequência é capaz de se conhecer e conhecer o seu corpo, podendo identificar se há algo diferente e procurar o atendimento especializado.”
Ludmila Ferreira dos Santos, do Setor de Industrializados noturno, foi uma das trabalhadoras que aderiram à campanha. Ela comenta que achou interessante essa abordagem do Outubro Rosa trabalhando também a prevenção do câncer de colo do útero: “Muito importante realizar este exame, que abrange todo um público, sem faixa etária específica. Eu gostei muito e, se tiver no ano que vem, eu participo de novo.”