ESPORTE

Iron Biker Brasil terá atletas dos quatro cantos do país

15/09/2023 14:00




 A cidade de Mariana recebe, entre esta sexta-feira (15/9) e domingo (17/9), a edição de 30 anos do Iron Biker Brasil. A largada acontecerá na praça do Centro Histórico, cumprindo-se percurso de mais de 160km pelo município e seus distritos. São esperados mais de cinco mil turistas, sendo dois mil atletas vindos das cinco regiões do país e alguns da elite internacional.

Neste ano, a prova receberá dois estrangeiros de peso: o suíço Lukas Kaufmann, tricampeão do Iron Biker Brasil; e o atual campeão do Iron Bike Itália, o espanhol Brandan Marquez Fernandez.

Nas 34 categorias, onde participa a maioria dos inscritos, as disputas também serão acirradas. A Região Norte do país terá, entre suas representantes, Betânia Magalhães, de Boa Vista/Roraima. Rafael Pimenta, de Vitória/ES, participa pela segunda vez da maior prova de mountain bike da América Latina.

Para um dos organizadores do Iron Biker Brasil, Lucas Fonda, a presença de atletas de todas as regiões do país reforça o alcance da competição. "A competição não seria a mesma sem a diversidade e a paixão que cada competidor traz consigo para celebrar esta competição emocionante", disse ele em nota da Fundação Renova, uma das apoiadoras da competição. 

Até esta semana, os inscritos por Ponte Nova eram estes: Adilson Vicari Filho, David Jorge Santana Modesto, Manoel Mendes Ferreira Filho, Mauro Costa Solar e Pedro Vieira Amora Mayrink.

 Percurso marcante

Com cenários de belezas naturais, a prova é composta por trilhas desafiadoras, com altimetrias, subidas e descidas e trechos entre ruas e estradas para testar as habilidades dos competidores. O Iron Biker Brasil será dividido em dois dias. O primeiro dia (sábado, 16/9) contará com 97km de distância no percurso total e 65km no reduzido. Já no domingo (17/9), o percurso total terá 75km e o reduzido, 60km de distância. 

Além disso, os atletas passarão, pelo segundo ano consecutivo, pelo novo distrito de Bento Rodrigues. cuja vila foi reconstruída após o rompimento da Barragem de Fundão/Mariana em nov/2015. Atualmente, 36 imóveis estão sendo ocupados pelos novos moradores, incluindo a Escola. As novas casas foram construídas considerando necessidades, expectativas e escolhas da comunidade.

"Os equipamentos públicos, tais como Escola, Unidade Básica de Saúde (UBS), posto de serviços, estações de tratamento de água e esgoto estão prontos e entrarão em operação em parceria com a Prefeitura de Mariana, de acordo com as necessidades do novo distrito. O primeiro comércio, o mercado Barbosa's, também está em funcionamento desde 10/3", informa nota da Fundação Renova. 

"As famílias estão se mudando para o novo distrito, que está em processo de habitação pelos atuais e futuros moradores, que realizam encontros e eventos, como missas, rodas de viola, carreatas, procissões e cursos, com apoio da Fundação Renova. Até o dia 1º de setembro, 164 imóveis estavam com obras finalizadas, sendo 7 bens de uso coletivo", continua o informe.

“A passagem pela nova comunidade é um motivo de orgulho para a gente. Todos nós sofremos junto com quem vivia em Bento [Rodrigues]. A prova passava por lá, antes do desastre inclusive. E poder passar agora, no novo distrito, é de fato um símbolo de ressignificação”, afirmou - via nota da Renova - Marco Antônio Canaan, um dos organizadores do Iron Biker Brasil.