Realizou-se em 5/10, no Centro Cirúrgico do Hospital Arnaldo Gavazza/HAG, procedimento para tratamento de lesão crônica do nervo mediano em nível do punho esquerdo de paciente que teve ferimento ainda em janeiro/2024.
Atuaram os médicos-ortopedistas Túlio Felício e Rodrigo Mitre (foto). Segundo informe do HAG, providenciaram-se ressecamento dos neuromas formados em cada ponta do nervo e sua consequente reconstrução.
Para tanto, retirou-se enxerto do nervo sural, na região lateral da perna esquerda do paciente, transferindo-o para o punho afetado. Por fim, houve sutura microscópica com fio de náilon mais fino que um fio de cabelo, relata o informe.
Procedimento raro
Já em 8/10, procedimento raro de alta complexidade envolveu endometriose profunda, que afetava o diafragma, o fígado e a pelve de uma paciente do Plano de Saúde Plamhag. Numa técnica menos invasiva possível, houve ressecção completa da doença de forma a aliviar as dores que a paciente sofria ao longo da vida.
Atuou equipe multidisciplinar, composta pelos médicos Luiz Gustavo Pizani/ginecologista e obstetra, Alisson Marques Quintão/cirurgião-torácico, Pedro Ferraz/cirurgião e coloproctologista e Ricardo Cotta/anestesista.
Nefrologia do HNSD ganha 37 poltronas
O Instituto de Nefrologia do Hospital de Nossa Senhora das Dores/HNSD recebeu 37 poltronas para os pacientes de hemodiálise, adquiridas por R$ 309,4 mil, a partir de emendas orçamentais assinadas pelos deputados petistas Leleco Pimentel/estadual e Padre João/federal. Na foto, o anúncio do recurso ocorreu durante visita dos parlamentares ao HNSD em 4/10.
A Direção do HNSD divulgou nota de gratidão em 9/10, enquanto segue encaminhando a Campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção e combate ao câncer de mama.