Cerca de 150 estudantes de 133 municípios inscritos no Parlamento Jovem/PJ - incluindo os do Polo Vale do Piranga (*) - participaram, entre 18 e 20/9, da Plenária Estadual na Assembleia Legislativa/MG, em BH.
Na votação para o tema do PJ/2025, elegeu-se “Juventude e Direitos Culturais”. Aprovou-se carta com o tema de 2024: “Melhorias no Ensino Escolar”.
No texto, destaque para melhorias: no ambiente de ensino-aprendizagem (com ênfase em saúde mental); no enfrentamento das desigualdades educacionais; e no fortalecimento da gestão democrática. E mais: fiscalização da aplicação do Estatuto da Pessoa com Deficiência e necessidade de educação sexual e antirracista.
Mais itens: ampla distribuição de uniformes e material escolar; combate contra o analfabetismo funcional via alfabetização de jovens, adultos e idosos; ampliação de espaços nas unidades de ensino para recebimento de denúncias da comunidade escolar; e estímulo ao funcionamento de grêmios estudantis.
Indica-se a busca de parcerias privadas para aprimorar as salas de informática, por ser necessário o avanço no uso de tecnologias digitais, como computadores modernos com internet de alta qualidade.
Por fim, cobram-se laboratórios para aulas práticas de química, física e biologia, além de melhora da infraestrutura escolar nas áreas de transporte, alimentação, recursos básicos de saúde e higiene.
As sugestões vão para a Comissão de Participação Popular da Assembleia, podendo ser transformadas em projetos de lei e em requerimentos de providências pelos órgãos públicos.
De nossa parte, fica o dever de registrar tão relevantes reivindicações.
(*) - Viajaram: Livya Gonçalves Pereira, da Escola Estadual Senador Antônio Martins/PN, João Victor Condé, do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG/PN, Michele Souza, Pâmela Brito e André Souza, respectivamente de escolas de Piedade de Ponte Nova, Urucânia e Oratórios. Com eles, a coordenadora geral da Escola do Legislativo, Mariana Moreira dos Santos, e a chefe da Divisão Administrativa, Kamila Monteiro Magalhães, ambas da Câmara Municipal/PN.