A 17ª Mostra Cultural da Fundação Menino Jesus/FMJ ocorre na noite desta quinta-feira (26/9), na Sede Social do EC Palmeirense, com o tema “Todo artista tem que ir aonde o povo está”. A informação é de Rita Cesarino, presidente da FMJ, que divulga o seguinte:
"A meta é mostrar para a sociedade os dons e talentos de crianças, adolescentes e mulheres que não medem esforços para mudar a sua história e a história de vida de sua comunidade. Haverá apresentações de flauta, percussão e coreografias.
Todos os anos escolhemos uma pessoa da nossa terra para receber esta homenagem. O critério de escolha é o seguinte: precisa comunicar beleza e verdade, ser amante da arte e, acima de tudo, ser alguém que nos faça sonhar com um mundo melhor, que nos faça acreditar que a vida é grande e que por mais difícil que tenha sido a sua vida é possível superar as dificuldades e ser protagonista de nossa história.
Neste ano, o homenageado é o músico José Eustáquio dos Santos (mestre Taquinho), morador do bairro de Fátima, que tem o dom musical como a herança de família: seu avô materno, Felipe Prateado, tocava sanfona. Com seu pai, José Raimundo dos Santos, participou de programas de música na Rádio Nacional/RJ e com ele aprendeu a arte do violão. Aprendeu percussão e escaleta na Banda 7 de Setembro.
Taquinho faz parte do Grupo Afro Ganga Zumba. Integrou o grupo de dança do Herdeiros do Banzo e a Pastoral Afro-Brasileira. Ele canta e toca na Irmandade Bantu, nas missas da Capela do bairro e é professor de violão e flauta (inclusive na FMJ). Atuou nos Projetos Acatueré (Criança do Amanhã/PN) e Movpaz, bem como no PET/Oratórios e no CRAS/Ponte Nova e Piedade/PN.
O homenageado da FMJ sempre viveu no bairro de Fátima, onde mora no Quilombo Lisboa com a esposa, Rosângela Lisboa. O casal tem 4 filhos, alegra-se com 4 netos e abriga 2 sobrinhos."