SAÚDE

Diabetes e a saúde do coração

03/07/2024 18:00




Dr. Milton Irias - Cardiologista - Clínica Médica e Ecocardiografia - CRMMG 42.004 / RQE 30.354 - Integra o Corpo Clínico do Hospital de Nossa Senhora das Dores, onde coordena o CTI Adulto e o Programa de Residência em Clínica Médica
 
- Consultório: Mila Center - Av. Dr. Otávio Soares, 108/Sala 814 - Palmeiras/Ponte Nova  *  (31) 99104-1340 e 99906-5508 (whatsapp)
 
 Doenças cardiovasculares são as complicações decorrentes do diabetes que mais levam a óbito. De acordo com a International Diabetes Federation (IDF), até 80% dos pacientes com diabetes tipo 2 morrem por causas relacionadas a problemas cardíacos.

Já deu para notar que diabetes e doenças cardíacas são intimamente ligados, formando uma combinação perigosa para a saúde. Estudos revelam que pacientes com diabetes têm o dobro de risco para infarto agudo do miocárdio e estão no grupo de risco quando o assunto é AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Isso ocorre porque o diabetes provoca altos níveis de glicose no sangue, que podem gerar uma série de complicações. O colesterol torna-se mais agressivo, formando um maior número de placas nas artérias coronárias. Há ainda uma maior produção de coágulos que também podem obstruir as artérias.

Além disso, o diabetes está frequentemente associado a outros fatores de risco, como obesidade e hipertensão, que agravam ainda mais o risco de problema cardíaco.

Manter a glicose sob controle é crucial. Adotar uma dieta balanceada, praticar exercícios regularmente e seguir o tratamento médico são passos fundamentais para proteger tanto o coração quanto o controle do diabetes. É essencial ainda realizar check-ups regulares para monitorar a saúde cardiovascular.

A prevenção e o tratamento adequados do diabetes podem reduzir significativamente o risco de complicações cardíacas.

Se você tem diabetes, cuide bem do seu coração. Procure orientação médica especializada para um acompanhamento adequado e mantenha um estilo de vida saudável.







UID:11659437/18/07/2024 11:04 | 0