SAÚDE

No HNSD, semana sobre atendimento de autistas e transexuais

02/07/2024 13:00




 O Hospital de Nossa Senhora das Dores/HNSD promove, desde essa segunda-feira (1º/7) até sexta (5/7), a Semana do Acolhimento, com foco no atendimento adequado de pessoas autistas e transexuais, como explicaram na abertura o provedor Francisco Rodrigues da Cunha Neto e Fábio Reder, vice-diretor clínico, antes da exibição de vídeo sobre diversidade (com novas abordagens nos dia seguintes).

Na abertura, houve ainda palestra da endocrinologista Laís Brasil, abordando visão clínica sobre transexualidade e transgêneros.

Nestas terça (2/7) e quarta (3/7), públicos distintos, a partir das 14h30, com reflexão sobre visão legislativa acerca de transexualiade e transgêneros, a cargo da advogada Keyla Malheiros de Souza.

Nesta quinta (4/7), serão duas palestras após as 14h: "Deficiências ocultas: como identificar", com a assistente social Amélia Suriani; e repetição da intervenção da médica Laís Brasil.

Por fim, na sexta (5/7), foco no Transtorno do Espectro Autista/TEA, com duas palestras após as 14h:

- "Tratamentos de autistas e seus níveis de comprometimento", com Fabrício Castro, psicólogo infantil com pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicado/Autismo.

- "Os desafios e lutas das mães atípicas", com Polyana Romualdo, pedagoga e pós-graduanda em Educação Especial e Inclusiva.

Gestantes no HNSD

O Setor Materno-Infantil do Hospital promoveu em 26/6 mais um encontro de gestantes, desta vez com adesão de grávidas de Dom Silvério/7 e Ponte Nova/1. A enfermeira-obstetra Tereza Lacerda falou sobre sinais de alerta na gestação e trabalho de parto, dando ainda as principais dicas sobre amamentação.

Parada cardiorrespiratória

Ocorreu em 26/6, no Centro Cirúrgico/CC do Hospital de Nossa Senhora das Dores, treinamento de educação permanente sobre parada cardiorrespiratória em paciente adulto, conduzido pelo médico-anestesista Adriano Henrique Sousa Oliveira. Participaram da agenda, organizada por Rosângela Santana/coordenadora do CC, enfermeiros, técnicos de enfermagem e instrumentadores cirúrgicos.

Agendas do HAG

Paciente com AVC - O Centro de Estudos do Hospital Arnaldo Gavazza/HAG promoveu em 25/6 mais uma aula periódica. Desta vez, o neurologista Raphael Silva falou sobre o primeiro atendimento ao paciente vítima de acidente vascular cerebral/AVC. Participaram médicos e integrantes da Equipe de Enfermagem.

Capacitação em ultrassonografia - O HAG recebeu em 1º/7 o fisioterapeuta Marcelo Farani, que comandou Curso de Capacitação Prática em Ultrassonografia Cinesiológica Hospitalar. O objetivo foi treinar fisioterapeutas e médicos em pontos específicos: cuidados em emergência, terapia intensiva e reabilitação de paciente crítico.

Integra Saúde - Em 17 e 18/6, os gerentes Marina Boroni e Lucas Câmara representaram o Gavazza no 11° Integra Saúde, promovido pela Federação das Santas Casas de Hospitais Filantrópicos/MG em BH. Ambos receberam certificados de conclusão de pós-graduação em Gestão Hospitalar, Risco e Humanização em Saúde, ofertado pela Federação e a PUC Minas.

Setor de Pessoal - Cinco representantes do Departamento de Pessoal do Hospital Gavazza participaram em 21/6, em BH, do 1º Encontro/MG de Profissionais de Departamento Pessoal, organizado pela Verbo Assessoria. Viajaram Romênia Romão/supervisora administrativa, Laryssa Rodrigues e Rafael Chaves/ambos auxiliares de pessoal.

 

 

 







UID:11659682/18/07/2024 11:59 | 0