CULTURA

Atenção, mães de LGBT+: este coletivo está à sua disposição!

29/06/2024 15:00




 Nesta semana, encerramos, na edição impressa, na coluna Arte & Cultura,  as publicações sobre o Mês do Orgulho LGBT+ com um recado destinado principalmente às mães que têm filhos LGBT+.
 
Falando sobre o coletivo “Mães pela Liberdade”, temos a megacolaboração de Keila Aparecida Izidório Lacerda. Ela é secretária de Educação de Ponte Nova. Pedagoga e pós-graduada em Psicopedagogia, Inspeção Escolar e Educação Inclusiva, ela faz parte deste coletivo há muito tempo. Confira o depoimento de Keila: 
 
“O que dizer sobre o trabalho de acolhimento a pessoas LGBTQIAPN + do Mães pela Liberdade/MG?
 
O trabalho de acolhimento a pessoas LGBTQIAPN + realizado pelo coletivo Mães pela Liberdade/MG é uma iniciativa fundamental e inspiradora, que busca promover um ambiente de apoio, inclusão e respeito para essa comunidade. Este grupo se destaca por diversas razões importantes:
 
1. Apoio emocional e psicológico
 
O Mães pela Liberdade/MG proporciona um espaço seguro onde pessoas LGBTQIAPN+ podem sentir-se acolhidas e compreendidas. Este suporte emocional é crucial, especialmente para aqueles que enfrentam rejeição ou discriminação em outros ambientes. O grupo oferece aconselhamento e escuta ativa para ajudar a lidar com os desafios emocionais e psicológicos decorrentes da discriminação e do preconceito, além de grupos de apoio onde membros da comunidade podem compartilhar suas experiências e encontrar solidariedade e amizade.
 
2. Defesa dos Direitos Humanos
 
Este grupo também atua na defesa dos direitos das pessoas LGBTQIAPN+, promovendo a conscientização sobre as questões que afetam essa comunidade. As Mães pela Liberdade/MG:
- Advogam por políticas inclusivas: que protejam e promovam os direitos das pessoas LGBTQIAPN+ em todas as esferas da sociedade.
- Participam de campanhas e eventos para aumentar a visibilidade e o apoio à causa LGBTQIAPN+.
 
3. Educação e conscientização
 
A educação é uma ferramenta poderosa no combate à intolerância. O grupo Mães pela Liberdade/MG promove workshops e palestras para educar a comunidade em geral sobre diversidade, identidade de gênero e orientação sexual.
 
4. Fortalecimento da rede de apoio
 
Além do apoio direto, o grupo trabalha para fortalecer a rede de apoio à comunidade LGBTQIAPN+ em Minas Gerais. Isso inclui:
parcerias com outras organizações para expandir o alcance e a eficácia dos serviços oferecidos e mobilização comunitária para criar um movimento coeso e forte em defesa dos direitos LGBTQIAPN+.
 
O impacto positivo do trabalho do Mães pela Liberdade/MG é evidente em diversos aspectos. Eles ajudam a reduzir os índices de depressão, ansiedade e suicídio entre pessoas LGBTQIA+ ao oferecer um espaço de acolhimento e apoio. Além disso, contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos têm a oportunidade de viver com dignidade e respeito.
 
O trabalho de acolhimento é uma demonstração poderosa de empatia, solidariedade e ativismo. Ao oferecer apoio emocional, defesa de direitos, educação e intervenção em crises, este grupo desempenha um papel vital na promoção da inclusão e no combate à discriminação. O impacto positivo de suas ações é um exemplo de como o acolhimento e a defesa dos direitos humanos podem transformar vidas e fortalecer comunidades.
 
Para solicitar acolhimento, acesse o @maespeladiversidade. Basta clicar no Coletivo MG (que tem como ícone uma pipa com as cores do arco-íris) e preencher o formulário disponível no destaque ‘Acolhimento’. O coletivo irá direcionar o solicitante para os representantes de sua cidade.” 
 
Nota da coluna - Entrar em contato com este coletivo é excelente oportunidade de compartilhar sua vivências com muitas mães que já passaram e/ou estão passando pelos mesmos conflitos que você, que é mãe e quer acolher seus filhos da melhor maneira possível! Não perca tempo: faça contato hoje mesmo!






UID:11659446/18/07/2024 11:07 | 0