SAÚDE

Travamento da coluna: incapacidade de retornar à posição ereta

26/06/2024 19:40




Gustavo Paiva de Mesquita - Fisioterapeuta (Crefito 4 55999F) - Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente e proprietário da Evoluir Saúde Funcional
 Rua Assad Zaidan, nº 232 - Palmeiras/Ponte Nova  *  (31) 3817-2787

 Em algum momento da vida, a sua coluna pode travar gerando incapacidade de retornar à posição ereta e se mover com liberdade.

É importante entender que o travamento tem origem mecânica, e a solução passa por uma intervenção mecânica. Portanto, as técnicas da fisioterapia manual ortopédica são as mais indicadas.

Entre os motivos mais comuns de travamento são:

Hérnia de disco - Quando os discos intervertebrais, que funcionam como amortecedores, sofrem danos ou deslocamentos, podendo pressionar nervos e causar dores irradiadas, resultando na sensação de coluna travada.

Disfunção muscular - Gerada por má postura associada ao estresse diário e à tensão acumulada pode causar espasmos: uma contração involuntária forte, com a percepção de fincadas e imobilidade temporária.

Outros problemas articulares - Como a estenose, que é o estreitamento do canal medular; o desgaste das articulações facetárias por solicitação mecânica; e a espondilolistese, quando um osso (vértebra) desliza para frente sobre o osso abaixo dele. Todos estes problemas são geradores de inflamação crônica e rigidez na coluna, contribuindo para episódios de travamento.

 É importante salientar que cada situação acima exige um tipo de tratamento específico, determinado pelo fisioterapeuta especializado em Terapia Manual Ortopédica.

Na Evoluir Fisioterapia, utilizamos o modelo de tração dinâmica que oferece alívio imediato, associado a outras estratégias como a manipulação vertebral para poder destravar a sua coluna.

 O primeiro passo para entender a situação do paciente é agendar uma avaliação.







UID:11659373/18/07/2024 10:51 | 0