SAÚDE

Juninão de Doação de Sangue divulga a Campanha Junho Vermelho

24/06/2024 12:30




 A Secretaria Municipal de Saúde/Semsa promove, na manhã desta terça-feira (25/6, na praça de Palmeiras, Juninão de Doação de Sangue, evento voltado para a Campanha Junho Vermelho. A iniciativa tem parceria com o Programa de Práticas Corporais e o Grupo de Dores Crônicas.

Planejam-se estas atrações: aulão de ginástica ao ritmo de forró, sertanejo e quadrilha; aferição de pressão; e - é claro - estímulo à doação de sangue, com atuação da Equipe Multiprofissional da Saúde e do Hemonúcleo Regional de Ponte Nova.

Não haverá doação de sangue neste dia. O evento voltado para conscientização de doadores divulga a rotina de atendimento do Hemonúcleo, que fica na rua Carlos Gomes, 17, no bairro Esplanada (ao lado do Posto de Atendimento Médico/PAM).

Como se sabe, a doação de sangue é um ato altruísta e de solidariedade, que ajuda a salvar muitas vidas. É um gesto de amor ao próximo que pode gerar muitos sorrisos. É importante destacar que não há um substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações.

A Fundação Hemominas/MG ressalta que o consumo de de sangue é diário e contínuo em unidades hospitalares, já que a transfusão de sangue é necessária em diversas situações, tais como:

- Anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.

Critérios para doação

  • Ter idade entre 16 e 69 anos(menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal).
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto.
  • Pesar no mínimo 50kg.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

 

 







UID:11659521/18/07/2024 11:26 | 0