SAÚDE

Samu e HNSD salvam bebê que teve parada cardiorrespiratória

20/06/2024 19:00




- Matéria atualizada às 18h50 de 25/6/2024.

 O Pronto-Socorro Pediátrico/PSP do Hospital de Nossa Senhora das Dores/HNSD recebeu, às 5h de 19/6, menino nascido num parto domiciliar no bairro São Geraldo. Ele foi socorrido pela equipe da Unidade de Suporte Avançado do Samu por conta de parada cardiorrespiratória.

Ao Samu e perante o HNSD, a mãe, Janaína Messias de Freitas, relatou que começou a sentir dores do parto ainda na madrugada, chamou o marido para levá-la ao Hospital e, como as dores estavam muito fortes, deitou no sofá e se preparou para o parto, porque sentiu dilatação vaginal e a passagem da cabeça do bebê.

O marido e uma cunhada ajudaram no parto e notaram indicativo de parada cardiorrespiratória, revertida logo na chegada da equipe de suporte avançado do Samu: Juliana Menezes/médica, Jean de Paula/enfermeiro e Magno Ramalho/condutor.

Já no HNSD, o bebê foi intubado após atendimento da médica Fernanda Barbosa e das equipes de Enfermagem do PSP e da UTI Neonatal. Após o retorno do padrão respiratório, o recém-nascido permanece na UTI, passou por exames complementares e ainda nesta terça-feira (25/6), tinha acompanhamento do médico/chefe, Agilberto Marcílio, e do neurologista Raphael Silva.







UID:11659356/18/07/2024 10:45 | 0