SAÚDE

Atualização em espermograma

06/06/2024 10:00




Virgílio Eduardo de Freitas - Bioquímico/responsável técnico (CRFMG: 5078) do
Prev-Lab - Laboratório de Análises Clínicas e Citologia 
 
Atendimento - Av. Dr. Otávio Soares, 108/Sala 501 - Mila Center - Palmeiras/Ponte Nova ( (31)  3881-2124 e 98824-2124 (whatsapp)
 
 Nos dias 9 e 10 de abril/2024, participei de Curso de Atualização em Espermograma, realizado pela Vision Treinamentos, com aulas ministradas pelo  Dr. Orildo dos Santos Pereira, especialista em Citologia Clínica, com vários livros e manuais publicados e uma grande experiência no assunto. Ele é hoje, em nível nacional, o profissional de referência em análise do líquido espermático.
 
Nesta ocasião, Dr. Orildo falou sobre novidades nos processos de análise do líquido seminal, capacitação espermática, microscopia a fresco, morfologia estrita (Krueger) e discussão de casos clínicos segundo padrões da OMS/Edição 2021.

A análise do sêmen é um teste laboratorial que fornece importantes parâmetros em relação à espermatogênese (produção dos espermatozoides) e à permeabilidade do sistema reprodutivo masculino. O teste é indicado na investigação de infertilidade e pós-vasectomia. O paciente deve permanecer de 2 a 7 dias em abstinência sexual (5 dias é um período considerado ideal), tempo em que estudos mostram a maior viabilidade dos espermatozoides. O paciente deve responder a um questionário com informações adicionais ao caso clínico.

 A coleta deve ser realizada no próprio laboratório, sob risco de perda de alguns parâmetros importantes. É possível, contudo, que a coleta seja feita em domicílio. Nesses casos, o material deve ser entregue ao laboratório em até 30 minutos evitando-se variações de temperatura. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o paciente traga o material junto ao corpo (bolso de uma blusa por exemplo), tentando ao máximo manter a temperatura de 37º C.

O teste pode ser solicitado pelo urologista, andrologista, ginecologista ou um especialista em reprodução humana. Normalmente quando está sendo investigada a infertilidade de um casal, o exame é solicitado.

Numa possível incapacidade do homem de procriar naturalmente, é possível tratá-lo. O Laboratório PrevLab tem larga experiência na realização do espermograma, sendo referência nesse tipo de análise na região.

Essa atualização vem reforçar nosso compromisso com a qualidade e eficiência do exame, a fim de colaborar com o médico na tomada de decisões, buscando sempre os melhores resultados para nossos pacientes.







UID:11575872/16/06/2024 08:26 | 0