CULTURA

Custeio de projetos culturais: inscrições abertas até 5/6

06/05/2024 09:00




 Publicado em 30/4 por Fernanda de Magalhães Ribeiro/secretária de Cultura, Turismo e Comunicação, o edital da Lei Aldir Blanc 2 oferece de R$ 260 mil em custeio de projetos, com inscrições abertas até 5/6.

Para concorrer deve-se enviar projeto - em duas vias - contendo proposta de ação, que deverá ser desenvolvida em até 3 meses a contar da data de depósito do recurso em conta.

Segundo o edital, os projetos podem ser individuais, de grupos ou coletivos compostos por pessoas físicas ou jurídicas, que tenham histórico de no mínimo dois anos de atuação no município e na área cultural.

Seguem  abaixo os requisitos:

I - Ações de criação, produção, fruição e difusão e expressões artísticas e culturais, como: música, artes visuais, artes plásticas, audiovisual, performance, teatro, dança, moda, circo, hip hop, shows, literatura, poesia, artesanato, culturas tradicionais, culturas populares, interlinguagens, cultura digital, comunicação, cultura LGBT, processos que incluam o conceito de cultura na sua dimensão antropológica, como modos de vida e consolidação de identidades.

II - Ações culturais e/ou eventos que ocorrem periodicamente, formal ou informalmente, inseridos na agenda local ou municipal.

III - Processos de articulação de redes e fóruns coletivos em torno de temas da cultura.

IV - Gestão de espaços culturais e/ou arranjos coletivos que sejam referências em suas localidades.

V - Iniciativas relacionadas à economia solidária e à economia da cultura, geradoras de produtos, como livros, CD’s e DVD’s, entre outros, ou arranjos produtivos locais, como estúdios comunitários, produtoras culturais e editoras, entre outros.

VI – Ações de formação cultural, como propostas de auto formação, profissionalização para linguagens, formação para gestão e mediação cultural, entre outras.

VII - Ações de promoção da Acessibilidade Cultural, de forma a garantir acesso aos bens culturais a pessoas com deficiência através da implementação de processos inclusivos de fruições estética, artística e cultural que se apresentem como soluções para a garantia da acessibilidade, como audiodescritores, libras e braile, entre outras.

 







UID:11504440/21/05/2024 23:28 | 0