SAÚDE

Contra o mosquito: nos bairros, aplicação de inseticida no modo UBV

01/04/2024 17:15




 Desde esta segunda-feira (1°/4), Ponte Nova recebe caminhonete em cuja carroceria instalou-se equipamento para aplicação de inseticida no modo Ultrabaixo Volume/UBV, destinado a eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika.

A notícia partiu de Raniely Saraiva, coordenador de Combate às Endemias na Secretaria Municipal de Saúde/Semsa, confirmando cessão do veículo pela Superintendência Regional de Saúde/SRS. Como apurou esta FOLHA, desde o início do mês de março, tal equipamento foi utilizado em bairros de Rio Casca e Acaiaca, cidades, entre outras, com alta infestação pelo mosquito.

O roteiro do UBV

A aplicação de inseticida priorizará, após as 17h desta segunda (1º/4), os bairros Rasa e Pacheco, sempre até as 22h, com roteiros a serem percorridos até sexta-feira (5/4).

Nos bairros Triângulo e Triângulo Novo, o horário vai das 4h30 às 9h de cada manhã, entre esta terça (2/4) e sábado (6/4).

Já no Centro Histórico e bairros Primeiro de Maio e Rosário, o horário será das 4h30 às 9h, entre 7 e 11/4.

O UBV estará no bairro Santo Antônio em 11/4, ficando os dias 12 e 13/4 para os bairros São Pedro, Fátima e Palmeirense.

Mais informações

"Pode haver alterações no calendário em caso de mau tempo, pois o produto não pode ser aplicado com chuva e ventos fortes", esclarece Raniely.

A aplicação do inseticida é indicada para combater o mosquito já na fase adulta, ou seja, no período em que a fêmea do Aedes aegypti transmite a doença. As atividades são planejadas e definidas conforme avaliação técnica de cada território, considerando-se aspectos epidemiológicos (ocorrência de casos humanos), entomológicos (densidade vetorial do Aedes aegypti) e operacionais de cada área analisada.







UID:11414038/25/04/2024 05:02 | 0