SAÚDE

Começa nesta segunda-feira a vacina contra a gripe influenza

24/03/2024 20:00




 As Secretarias Municipais de Saúde da nossa região seguem orientação do Estado ao iniciar, nesta segunda-feira (25/3), a campanha de vacinação (até 31/5) contra a gripe influenza. O Dia D da Imunização será em 13/4.

Em Ponte Nova, funcionarão salas de vacina nas Unidades de Saúde deste bairros: São Pedro, Santo Antônio e Triângulo. A Prefeitura divulga os grupos prioritários, tendo por meta imunizar 90% de cada um deles.

Em 15/3, o Estado de Minas Gerais recebe 844 mil doses da vacina contra a influenza, que já foram distribuídas às Superintendências Regionais de Saúde, incluindo a de Ponte Nova. De acordo com o Ministério da Saúde, mais doses serão disponibilizadas em remessas ao longo do período de vacinação.

 A estimativa é de 8,7 milhões de pessoas incluídas nos grupos prioritários para vacinação em nosso Estado. A meta é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza. Pretende-se ainda contribuir para redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2023 foram aplicadas 7.452.798 doses da vacina contra a influenza em Minas. A cobertura foi de 68,8% do público-alvo. No ano passado, foram notificados 549 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) por influenza e 51 óbitos. Já neste ano, até fevereiro, foram 11 casos notificados da doença e um óbito.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. É causada pelos tipos A, B, C e D do vírus, sendo os tipos A e B responsáveis por epidemias sazonais. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.

Os principais sintomas da gripe são febre, dor no corpo, dor de garganta, tosse e dor de cabeça e se assemelham com os sintomas da covid-19. Por isso, a vacinação é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra essas doenças.

Esclarece infdorme municipal: "A vacina contra a influenza pode ser administrada junto com a vacina da covid-19. Então recomendamos aproveitar a oportunidade da campanha de vacinação para atualizar a situação vacinal também para covid-19 nos grupos elegíveis.

Além da vacina, outras medidas podem auxiliar na prevenção. São elas:

  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento.
  • Utilize lenço descartável para higiene nasal.
  • Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.
  • Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
  • Mantenha os ambientes bem ventilados.
  • Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.
  • Evite aglomerações e ambientes fechados (procure manter os ambientes ventilados).
  • Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

 

 

 







UID:11414077/25/04/2024 05:12 | 0