A Direção da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais/Apae lembrou - com ato na praça de Palmeiras, na manhã desta quinta-feira (21/3) - o Dia da Síndrome de Down. Transcorreram atividades esportivas e culturais com uma novidade:
- Alunos/assistidos e professoras usaram par de meias com cores distintas para destacar o Movimento Mundial de Cores Trocadas. A ideia é mostrar para a comunidade que é possível conviver com pessoas diferentes e que elas devem ser incluídas nas mais diferentes atividades.
Palestra sobre a TEA
Diante do crescente número de pessoas diagnosticadas com comportamentos característicos dos Transtornos do Espectro Autista/TEA, a Escola de Governo do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga/Cimvalpi promove, nesta sexta-feira (22/3), das 13h às 17h, palestra abordando o tema.
O encontro acontecerá no Auditório do Sindicato Rural/bairro Guarapiranga, sendo conduzido pela neuropsicopedagoga Priscila Lana de Oliveira Araújo. No público-alvo, estão integrantes das Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social/Habitação, bem como de abrigos institucionais.
Doenças ocultas
Doenças ocultas são aquelas que podem não ser percebidas de imediato, como é o caso da surdez, do transtorno do espectro autista e das deficiências cognitivas, entre outras. Elas não possuem sinais físicos visíveis, embora possam afetar significativamente a vida das pessoas.
Consta no texto da Prefeitura: "Para representar e identificar essas necessidades especiais, o uso do cordão de girassol e o crachá de identificação estão sendo implementados em Ponte Nova para garantir suporte e respeito aos direitos de quem necessita, como atendimento prioritário ou em situações de emergência."
Para solicitar o cordão de girassol, as pessoas e/ou representantes devem ir até a Secretaria de Assistência Social e Habitação, na rua Antônio Frederico Ozanan, nº 450, no Centro, com a documentação relacionada no site municipal.