CIDADE

‘Dace cumpriu seu papel com maestria e dedicação, portanto será lembrada com muito carinho’

18/03/2024 17:45




 Nos dias 28 e 29/2 e 1º/3, a Direção e alunos da Escola Nossa Senhora Auxiliadora fizeram cerimônia especial (foto) para despedida de Dace, que se aposentou.

Segue texto que Dace enviou à Redação desta FOLHA:

“Por onde andei nesses 45 anos de profissão na área de educação, vi de tudo, mas nunca vi nenhum projeto educativo tão extraordinário como o da Escola Nossa Senhora Auxiliadora/Ensa. Completo em seu formato, integral em seu estilo, humano em sua forma de ação junto às crianças e jovens e católico - salesiano em seu jeito de ser.

Esse é o grande diferencial. Cada criança, cada jovem, cada família, cada educador não é mais um, cada um tem a sua identidade, sua história, sua particularidade, que são respeitadas e valorizadas. Os processos pedagógicos pastorais perpassam por essa identidade humana. Como foi maravilhoso ver isso acontecendo de forma dinâmica no dia a dia da escola!

Considero que a presença e atuação das Irmãs Salesianas foram cruciais para o desenvolvimento desse projeto educativo tão ousado e sério, tão comprometido com a formação das pessoas e tão cativante, com tanta tradição e tão atual, tão perene e eficaz. 

Nessa escola atuei por 25 anos, de professora do Curso de Magistério a diretora-pedagógica, passei por todos os segmentos e nesse contexto aprendi e ensinei, construí uma história que pode ser chamada de legado. Um legado que deixo e um legado que levo.

 Agradeço à Ensa por fazer parte de uma equipe gestora que venceu desafios ano após ano e por ser hoje uma instituição educativa memorável. Grande em estrutura física e pedagógica, reconhecida pelas famílias e por toda a sociedade, respeitada pelas instituições pares e pelas demais instituições e órgãos públicos e privados de Ponte Nova e região.

Meu coração a ela pertence para sempre.

Agradeço a Deus por ter me proporcionado fazer parte dessa comunidade educativa. Conviver com cada Irmã Salesiana e aprender diariamente com elas foi determinante para a minha vida. Cada conselho, ensinamento, palavra de reflexão, oração e convivência foram fundamentais para eu ser quem sou hoje.

Agradeço também a Deus por ter me oportunizado a convivência com pessoas tão distintas e especiais: cada membro da equipe gestora, cada professor, professora, funcionário, família, criança, jovem tem uma marca indelével em meu coração.

 As acolhidas e a festa de despedida (foto) foram emocionantes e aconteceu de tudo, de cartões, paródias, flores, imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, cesta de café, chocolates, presença da minha família a uma placa com os dizeres: “Dace, cumpriu seu papel com maestria e dedicação, portanto será lembrada com muito carinho.”

Esse é o legado que levo, múltiplo, diverso, rico, vasto, plural, incomparavelmente melhor. Obrigada, Ensa!”

Maria das Graças Lima Nunes Pinheiro - Ex-diretora-pedagógica da Escola Nossa Senhora Auxiliadora, pedagoga, especialista em Processo Ensino-Aprendizagem e Gestão Educacional e mestre em Educação com Menção em Gestão Educativa.







UID:11414233/25/04/2024 06:03 | 0