SAÚDE

Mulher também vai ao urologista

06/03/2024 15:00




Leonardo Reis Cotta - Urologia/Andrologia - CRMMG 36747
 
Consultório: Medical Center - Av. Dr. José Grossi, 194/Sala 903 - Guarapiranga/Ponte Nova  - Fones: (31) 3817-2320 e 99598-7298
 
 Muitas pessoas pensam que o urologista é médico somente de homens. Ele, porém, atende mulheres também, pois é especializado em doenças do trato urinário (rins, bexiga, ureteres e uretra).

Um estudo publicado pela revista Neurourology And Urodynamics revelou que as mulheres são mais afetadas por problemas urinários.

No Brasil, uma pesquisa identificou que 75% das entrevistadas revelaram ter algum sintoma relacionado ao sistema urinário, como urgência miccional, maior frequência de idas ao banheiro e incontinência urinária.

As principais doenças urológicas que afetam as mulheres são:

1 - Incontinência urinária - Acomete cerca de 70% das mulheres. Elas relatam perder urina ao tossir, espirrar, fazer atividade física ou esforços comuns do dia a dia. Essa situação afeta muito a sua qualidade de vida, causa isolamento social e perda da autoestima.

2 - Infecção urinária - Cerca de 30% das mulheres vão apresentar infecção urinária em algum momento da vida. A mulher tem 50 vezes mais chances de desenvolver a doença do que o homem. É importante procurar atendimento médico devido ao risco de a infecção atingir os rins (pielonefrite) e até mesmo tornar-se infecção generalizada (sepse).

3 - Síndrome da bexiga dolorosa - Consiste em dor pélvica crônica, relacionada ao enchimento vesical e associada a frequência urinária aumentada.

4 - Bexiga hiperativa - É uma síndrome na qual a portadora sente uma vontade urgente e incontrolável de urinar, dores pélvicas e aumento da frequência das micções. Ela afeta muito a qualidade de vida, limitando as atividades diárias.

5 - Cálculos renais - o número de mulheres afetadas pelas “pedras nos rins” vem aumentando nos últimos anos. A doença relaciona-se ao excesso de sódio na dieta, problemas metabólicos e principalmente à baixa ingesta hídrica.

 Existem, portanto, muitos benefícios que uma consulta com urologista pode trazer para a saúde feminina. Neste mês das mulheres, cuidem de sua saúde urológica!







UID:11414254/25/04/2024 06:10 | 0