SAÚDE

Menopausa: período de mudanças na vida da mulher

07/02/2024 14:00




Carlos Alberto Rocha Magalhães  - Médico-ginecologista, obstetra e ultrassonografista CRMMG 31.667
 
Atende no Hospital de Nossa Senhora das Dores e em seu consultório: Mila Center - Av. Dr. Otávio Soares, 108/Sala 509 - Palmeiras Ponte Nova   * (31) 3817-1037
 
 A menopausa é um período natural da vida da mulher que marca o fim da fase reprodutiva. Ela ocorre quando os ovários deixam de produzir estrogênio e progesterona: os hormônios sexuais femininos.

As mudanças físicas e emocionais da menopausa podem ser significativas e variar de mulher para mulher. Algumas das mudanças físicas mais comuns incluem: calores e suores noturnos, secura vaginal, alterações no ciclo menstrual e disfunção sexual.

As mudanças emocionais mais comuns incluem: irritabilidade, ansiedade, depressão e dificuldades de concentração.

É importante entender as mudanças físicas e emocionais da menopausa para que a mulher possa se adaptar a esse período da vida de forma saudável.

A importância do acompanhamento ginecológico

O acompanhamento ginecológico é essencial para a saúde da mulher em todas as fases da vida, inclusive na menopausa.

O ginecologista é o profissional de saúde mais qualificado para orientar a mulher sobre as mudanças que ocorrem na menopausa e oferecer o tratamento adequado para os sintomas.

Além disso, o acompanhamento ginecológico é importante para prevenir outras doenças que podem afetar a mulher na menopausa, como doenças cardíacas, osteoporose e diabetes.

A menopausa é um período de mudanças que pode ser desafiador para muitas mulheres. Com informações e apoio, no entanto,  é possível viver essa fase da vida de forma saudável e plena.







UID:11224589/25/02/2024 00:08 | 0