CIDADE

Falta d’água em bairros. Sob críticas, Dmaes encontra vazamento

01/12/2023 09:30




 Equipe operacional do Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento/Dmaes trabalhou, nos dias 25 e 26/11 (sábado e domingo), na interligação de adutoras na av. Custódio Silva, nas imediações do Pontilhão de Ferro. O serviço continuou ao longo desta semana.
 
“Esta providência aumentará o fluxo de água - desde a Estação de Tratamento no alto do bairro Rosário - até o reservatório que abastece os bairros Paraíso, Estrela da Mata e Ana Florência”, relata nota da Autarquia.
 
O serviço coincidiu com seguidas reclamações de moradores. Os de Ana Florência acusaram corte da água desde a manhã de 24/11 (sexta-feira). Quem mora no bairro Paraíso menciona desabastecimento desde o início da segunda quinzena de novembro.
 
 “Trabalhamos para primeiramente identificar o problema. Infelizmente, ao que parece, há um grande vazamento oculto em rede principal que leva água até o bairro. Como o trajeto é extenso, achar esse vazamento pode levar dias e carecer de complexa intervenção”, continuou a nota de 24/11 emitida pelo Dmaes, mencionando ainda envio de água em caminhão-pipa.
 
Outro informe
 
O Dmaes publicou, na tarde de 29/11, este esclarecimento: “A nova adutora foi interligada e todos as conexões problemáticas foram solucionadas. Pedimos a todos que economizem.  Pedimos desculpas pelo transtorno e ressaltamos que, com a adutora em pleno funcionamento, problemas futuros como este serão mitigados ou nem chegarão a acontecer.”
 
Em 28/11, o diretor Anderson Sodré disse que o pessoal localizou o vazamento, dando início à liberação de água - na proporção de 30 mil litros/hora - para abastecer o bairro Paraíso. 
 
 Repercussão
 
Moradores do bairro reclamaram bastante e vereadores repercutiram os protestos ao discursarem em 28/11 na Câmara Municipal. 
 
“O risco do vazamento existe, mas não é normal que um bairro fique mais de uma semana sem água”, disse Wagner Gomides/PV.
 
Gomides revelou que intermediou, perante o Dmaes, a cessão de caminhão-pipa de Santa Cruz do Escalvado. Ele registrou que a citada adutora do Dmaes entrou em operação em 28/11, mas logo houve encanamento estourado [em trecho da Tijuca].
 
“Parece que há um trabalho descoordenado, porque consertam aqui e logo há interrupção ali”, continuou o vereador do PV, cobrando pronunciamento oficial do Executivo e de Anderson.
 
Antônio Pracatá/MDB, Juquinha Santiago/Avante e André Pessata/Podemos também protestaram contra a demora no reabastecimento.
 
Guto Malta/PT sugeriu interferência da Agência Reguladora junto ao Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico/Cisab. Ele ironizou: “O Dmaes é Dmenos em qualidade, respeito e gestão.” Ele ainda disse: “Temos conhecimento de muita coisa grave na gestão do atual diretor.”
 
Anderson replica
 
Anderson informou a este Jornal que levará as declarações de Guto ao Ministério Público: “O vereador deve detalhar o que poderia haver de errado, sob pena de crime de prevaricação.”
 
O diretor informou ontem (30/11) que sua gestão viabilizou a ampliação do sistema de abastecimento em diversas regiões de Ponte Nova, efetivando projeto que a Autarquia contratou perante a Emar Construções ainda em 17/1/2011. “Sucederam-se administrações ao longo de uma década para que encarássemos o desafio”, sublinha Sodré.
 
Nota de Danielle
 
A diretora-adjunta do Dmaes, Danielle Alvarenga Santos, divulgou ontem, quinta (30/11), em suas redes sociais, agradecimentos à equipe operacional pela procura, a localização e o reparo do vazamento.
 
“A notícia é boa, pois, além de vocês extinguirem o vazamento da rede antiga, conseguiram inaugurar a nova autora que atravessou toda a cidade, numa obra cujo projeto estava engavetado por muitos anos”, escreveu ela para continuar:
 
“Agradeço também às pessoas que nos procuraram para oferecer ajuda, além de  alguns vereadores que ajudaram independentemente de lado político. Perante os que usaram do sofrimento das pessoas e dos problemas que enfrentamos como palco político, só temos a lamentar.”






UID:11576063/16/06/2024 09:21 | 0