CIDADE

Fórum pela Promoção da Igualdade Racial na agenda da Consciência Negra

23/11/2023 14:00




 Nesta sexta-feira (24/11), em Acaiaca, continua a agenda do 13º Fórum pela Promoção da Igualdade Racial/Foppir, organizado pelo Fórum Mineiro de Entidades Negras/Fomene e diversas agremiações. Na agenda da tarde, Seminário da Educação no Ginásio Poliesportivo local e, à noite, agenda cultural com shows de viola, samba e outros ritmos.

No sábado (25/11), na sede da Escola Família Agrícola/EFA Paulo Freire, em Boa Cama, região rural de Acaiaca, sucedem-se oficinas de avaliação das atividades da véspera: divididos em sete grupos, os participantes passaram a manhã em visitas a comunidades rurais para conhecer - entre outros - projetos de:

- Agroecologia e quintais produtivos; viveiro de mudas; horta medicinal; organizações quilombolas e dos “guardiães de sementes”; feira da agricultura familiar; iniciativas do associativismo rural; agricultura urbana; cooperativismo e organização de mulheres; proteção de nascentes e instalação de fossas biodigestoras; artesanato; e padaria comunitária.

Ainda no sábado (25/11), agenda-se roda de conversa sobre o tema “A fome bate à porta de quem?” e o lema “o campo e a cidade de mãos dadas para superar o racismo alimentar”. A noite será marcada por evento de diversidade religiosa, seguido de programação cultural. Por fim, no domingo (26/11), no mesmo local, manhã de oficinas temáticas e edição da  Carta do 13º Foppir (antes do almoço de encerramento).

 Além das atividades em Ponte Nova já divulgadas, destacamos a programação da noite de 20/11, no bairro de Fátima, com show de Arthur Vinih & Os Malungos na sede do Ganga Zumba. Antes, na Capela próxima (foto ao lado), edição da Missa Inculturada, celebrada pelo padre José Afonso de Lemos.

A agenda fez parte da comemoração da Semana da Consciência Negra (leia aqui  sobre o Festival de Cultura Afro, registrado na coluna Arte & Cultura de nossa edição impressa), divulgada pela Prefeitura com aval do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial/Compir.

Proposta do IFMG

 O IFMG/Campus Ponte Nova iniciou em 17/11 sua programação da Semana da Consciência Negra, com abordagem inclusiva e educacional, exaltando a riqueza da cultura afro-brasileira e sua relevância na sociedade contemporânea, como ressalta texto divulgativo. Esta é a agenda da próxima semana:

27/11 - Às 13h, oficina com o tema “Aromas da África na mesa brasileira”; e às 20h, oficina “Música como forma de resistência e reexistência”, com Arthur Vinih.

28/11 - Às 19h, no Auditório, “Racismo e Capitalismo”, a cargo de Bruno Resck.

29/11 - Durante o dia, Feira de Empreendedorismo Afro.

30/11 - Após as 14h, Cine-Debate com exibição do vídeo “É tudo pra ontem”, de Emicida AmarElo, com atuação do estudante Mateus Damasceno. Ao final, premiação dos trabalhos inscritos na Feira de Arte.







UID:11223415/24/02/2024 17:27 | 0