SAÚDE

Acompanhamento odontológico antes e durante a gravidez

16/11/2023 14:00




Dirigentes da Clindonto - Clínica de Saúde Bucal:
Marina Ribeiro Nunes - clínica e ortodontista (CROMG 38.819) e
Maria do Carmo Ribeiro Nunes/clínica geral (CROMG 11.741)
 
Consultório - Av. Francisco Vieira Martins, 796/Sala 101 Palmeiras/Ponte Nova  * (31) 3881-5577
 
 A gravidez é um período de grandes mudanças no corpo da mulher, incluindo alterações hormonais, fisiológicas e imunológicas. Essas mudanças podem alterar a saúde bucal, tornando-a mais suscetível ao aparecimento de doenças gengivais, como a gengivite e a periodontite.
 
As infecções bucais podem trazer sérios problemas para a gestante e o bebê. Por exemplo, a periodontite, uma doença grave que destrói as gengivas e os ossos que sustentam os dentes, podem aumentar o risco de parto prematuro, baixo peso ao nascer e pré-eclâmpsia.
 
Existe um mito de que não se devem fazer procedimentos odontológicos durante a gravidez, e por isso muitas mulheres deixam de procurar o dentista e esperam o bebê nascer para depois tratar os problemas bucais. Não são, porém, todos os procedimentos que não podem ser feitos. Algumas infecções e inflamações devem ser tratadas, a fim de evitar problemas maiores para a mãe e para o bebê.
 
Cuidados com a saúde bucal na gravidez
 
Aqui estão algumas dicas para manter a saúde bucal na gravidez: escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, usando uma escova de dentes macia e creme dental com flúor; use fio dental pelo menos uma vez ao dia para remover a placa bacteriana dos espaços entre os dentes; e visite o dentista regularmente para exames e limpezas.
 
O acompanhamento odontológico é essencial para a saúde da mulher e do bebê. Ao realizar visitas regulares ao dentista e seguir os cuidados de higiene bucal recomendados, a mulher pode ajudar a prevenir doenças bucais e garantir um parte seguro e saudável.






UID:11414010/25/04/2024 04:53 | 0