SAÚDE

Bruxismo: o que é e como cuidar

08/11/2023 18:00




Nayara Barbalho Leite - Odontologia - CROMG 42.846 / EPAO M 5.614
 
Clínica Odontológica Oraldents - Rua Benedito Valadares, 49 - Centro/Ponte Nova * (31) 3817-3593
 
 O bruxismo é um distúrbio caracterizado pelo ranger ou apertar os dentes, involuntariamente, durante o sono ou em vigília e pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. É uma condição comum para cerca de 10% da população mundial. 
 
Segundo dados da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), em 2022, o Brasil registrou cerca de 10 milhões de casos de bruxismo. A doença afeta mais homens do que mulheres e é mais comum em adultos jovens.
 
A causa do bruxismo é ainda desconhecida, mas acredita-se que seja uma combinação de fatores genéticos e ambientais. 
 
Alguns fatores ambientais que podem estar associados ao bruxismo incluem: estresse, ansiedade, depressão, transtornos do sono, uso de álcool ou drogas e má oclusão.
 
Os sintomas do bruxismo podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem dor de cabeça, na mandíbula e nos dentes, dificuldade para mastigar, fadiga e zumbido no ouvido.
 
O diagnóstico do bruxismo é feito por dentista, que irá avaliar os sintomas do paciente e realizar exames complementares, como radiografias e exame de oclusão.
 
O tratamento do bruxismo depende da gravidade dos sintomas. Em casos leves, o tratamento pode incluir: mudanças no estilo de vida, como redução do estresse e melhora da higiene do sono, e uso de protetores bucais.
 
É importante procurar o dentista para diagnóstico e tratamento adequados.






UID:11659259/18/07/2024 10:21 | 0