SAÚDE

Novembro Azul: combate ao câncer de próstata

08/11/2023 11:00




Leonardo Reis Cotta - Urologia/Andrologia - CRMMG 36747
 
Consultório: Medical Center - Av. Dr. José Grossi, 194 / sala 903 - Guarapiranga/Ponte Nova  * (31) 3817-2084 e 9938-2178
 
 O dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Por isso, novembro foi escolhido como o mês de conscientização dos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças.
 
Estimam-se, para o ano de 2023, cerca de 70 mil novos casos e 15 mil mortes por câncer de próstata. Ele é o tumor sólido mais comum nos homens e a segunda causa de morte por câncer em homens. Infelizmente, aproximadamente 30% dos pacientes têm o diagnóstico da doença numa fase avançada, na qual não existe possibilidade de cura, apenas cuidados paliativos.
 
A doença na fase inicial não apresenta sintomas, é “silenciosa”. Logo são essenciais a realização do exame de toque e a mensuração sanguínea do PSA para o diagnóstico precoce. Nessa fase inicial, ele possui uma chance de cura muito alta: em torno de 90%. O PSA normal não exclui a doença e cerca de 30% dos pacientes com PSA normal  são diagnosticados através do toque retal.
 
Os principais fatores de risco são idade (maioria dos casos ocorre em homens acima de 60 anos), história familiar, raça negra e hábitos de vida não saudáveis, como má alimentação, sedentarismo, tabagismo e obesidade.
 
A escolha do tratamento depende de vários fatores: idade, estadiamento da doença, expectativa de vida etc. A cirurgia robótica é uma grande inovação, por ser minimamente invasiva e preservar a potência sexual e a continência urinária.
 
Apesar dos avanços tecnológicos na medicina, a prevenção ainda é o melhor remédio. Adotar hábitos de vida saudáveis, como boa alimentação, atividades físicas, sono de qualidade, vida sexual ativa e exames regulares nos levarão a uma longevidade saudável. Cuide-se!
 






UID:11504265/21/05/2024 22:20 | 0