Bransildes Terra - Médico especialista em Urologia (CRMMG 51.139 e RQE 33058)
Novembro Azul é o nome do movimento internacional que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. A campanha é mundialmente conhecida e visa alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O Novembro Azul também veio com a ideia de quebrar o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque retal e lembrar a importância do rastreamento.
Este é o segundo tipo de câncer mais frequente no homem e o segundo que mais mata. Estima-se que 1 a cada 6 homens irá sofrer com a doença. A cada 7,6 minutos, um caso é diagnosticado e a cada 40 minutos há um óbito por câncer de próstata no mundo.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são previstos 71.000 novos casos de câncer de próstata no Brasil em 2023. Isso representa um aumento de 2,5% em relação ao número de casos estimados para 2022.
A maioria dos casos ocorre em homens com mais de 65 anos de idade. Por isso, os exames preventivos devem ser iniciados por volta dos 45 anos, especialmente quando há fatores de risco, como pertencer à raça negra e ter histórico familiar de câncer de próstata.
O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento do câncer de próstata. Nas fases iniciais da doença, o câncer não apresenta sintomas, daí a importância de fazer o exame de rastreamento. O exame de rastreamento consiste na avaliação digital da próstata (toque retal) e na dosagem do PSA.
O tratamento varia de acordo com o estágio da doença no diagnóstico. Pode ser feito através de cirurgia, radioterapia, hormonioterapia e quimioterapia, além de continuar sob observação.
Atualmente, a cirurgia pode ser realizada de maneira minimamente invasiva, utilizando tecnologia da videolaparoscopia e cirurgia robótica. Neste tipo de cirurgia, são realizados pequenos acessos no abdome por onde passam as pinças e a microcâmera (esta transmite através de fibra ótica a cirurgia por vídeo). Tal modalidade de tratamento visa a uma recuperação mais rápida, com menos dor e menor trauma para o corpo do paciente.
Procure o especialista de sua confiança e faça seus exames preventivos. O diagnóstico precoce do câncer é fundamental para o sucesso do tratamento.