REGIÃO

Programa Escola do Rio Doce: 95 vagas para professores

06/10/2023 12:00




 Estão abertas,até esta segunda-feira (9/10), as inscrições para o Curso de Especialização do Programa Escola do Rio Doce, destinado a profissionais da educação das redes públicas de ensino. A Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP oferece 95 bolsas de estudo com vagas destinadas para residentes de 36 municípios, entre eles sete da nossa região: Ponte Nova, Barra Longa, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, São Pedro dos Ferros e Santa Cruz do Escalvado.

A iniciativa é desenvolvida pela Fundação Renova em parceria com a UFOP e a UFMG. O Programa Escola do Rio Doce tem como objetivo promover a capacitação dos docentes em diferentes níveis de formação, com ações práticas que resultem em produtos educacionais, gerando assim impactos reais para a escola e o município em que atuam.

Segundo Igor Moreira, analista do Programa de Educação para Revitalização da Bacia do Rio Doce/Fundação Renova, a ação contribui com o processo de recuperação da Bacia do Rio Doce. Explica o analista: “A partir desta capacitação, os educadores poderão implementar atividades nas escolas e multiplicar conhecimentos e práticas pedagógicas a respeito da temática socioambiental, bem como a sua relação com os territórios e comunidades atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão.” 

Quem fez o curso de Aperfeiçoamento do projeto Formação de Educadores da Rede Pública, que faz parte do programa e foi realizado em 2022 e 2023, terá prioridade no processo de seletivo. A carga horária da especialização é de 390 horas/aula e possui duração de 24 meses.

As aulas - ministradas nas modalidades on-line e presencial - serão organizadas em três módulos. Além disso, os selecionados receberão bolsa-auxílio mensal de R$ 1.000 e todas as escolas públicas dos munícipios participantes poderão ter R$ 5.000 de fomento para elaboração de projetos pedagógicos experimentais. 

A implementação destes programas nas escolas será acompanhada pelos docentes cursistas da especialização, que tem o seguinte tema: “Educação e Mineração no Projeto Pedagógico da Escola: do Rompimento à Revitalização na Bacia do Rio Doce (MG).”







UID:11504502/21/05/2024 23:47 | 0