SAÚDE

Hospital de Nossa Senhora das Dores: criado pelo povo e para o povo

21/09/2023 11:00




 
* Estas informações são divulgadas pela Assessoria de Comunicação do HNSD
 
 A nossa história começou em 1871, quando o Padre João Paulo Maria de Brito - conhecido como Vigário João Paulo - encontrou uma mulher morta nas ruas da cidade e mobilizou a comunidade pontenovense para a criação de uma casa de amparo e assistência à população carente. 
 
A partir dessa ideia de atender os mais necessitados, surgiu o Hospital de Nossa Senhora das Dores/HNSD.
 
Desde então, já são 150 anos de história e hoje somos referência em Oncologia, Nefrologia e Maternidade. 
 
 No Instituto de Oncologia, oferecemos tratamento completo contra o câncer, com consultas, exames, cirurgias, quimioterapia e radioterapia. No Centro de Nefrologia, são atendidos cerca de 200 pacientes por mês e 2.500 sessões de hemodiálise são realizadas por ano. 
 
Na Maternidade, são feitos cerca de 250 partos por mês e a UTI Neonatal conta com dez leitos para atendimento de bebês prematuros ou que precisam de cuidados especiais.
Nos últimos anos, o Hospital vem-se modernizando cada vez mais. A Unidade de Radioterapia Francisco Bartholomeu conta com equipamentos de ponta.
 
As máquinas de hemodiálise foram trocadas e recebemos vários outros aparelhos novos, como ultrassom, tomógrafo e equipamentos para CTI e Bloco Cirúrgico, entre outros. Toda esta trajetória só foi possível graças ao apoio dos cidadãos de Ponte Nova e da região, que sempre estenderam a mão para a Irmandade do Hospital de Nossa Senhora das Dores. 
 
A nossa Central de Doações arrecada, hoje, quase um milhão de reais por ano, além das doações de alimentos e produtos diversos. Também contamos com a contribuição daqueles que escolhem doar seu tempo e realizam trabalhos voluntários na instituição. 
 
O Hospital de Nossa Senhora das Dores agradece a todos os doadores por abraçarem esta causa.
 
              






UID:11659629/18/07/2024 11:50 | 0