CIDADE

Local Lab do Google: FOLHA entre seis jornais regionais de Minas

22/09/2022 09:00




 
'Vocês foram escolhidos como uma das organizações de notícias que vão fazer parte do Local Lab, programa do Google News Initiative/GNI que oferecerá consultoria exclusiva para o desenvolvimento de até 100 veículos de todo o Brasil.'
 
Com esta mensagem, o GNI informou em 25/7/2022 que esta FOLHA está selecionada entre jornais regionais de 19 Estados do Brasil, sendo apenas seis em Minas Gerais.
 
Aprimoramento
 
Nossa Diretoria informou na edição impressa de 2/9 que esta é a segunda seleção perante o Google (a primeira transcorreu em 2020) e divulgou esta afirmativa: 
 
“Aprimorar os processos internos e reforçar o nosso ‘Compromisso com a cidadania’ nos levaram a esta premiação, o que nos motiva mais ainda a continuar praticando jornalismo pautado em seriedade, liberdade e credibilidade.”
 
Os objetivos do Local Lab são estes: 
 
- Expandir o alcance dos programas do GNI e selecionar empresas jornalísticas de diferentes comunidades e localidades do Brasil.
 
- Oferecer suporte executivo através de consultores especializados para pequenas e médias empresas de jornalismo.
 
- Acelerar habilidades digitais e de negócios em tópicos como dados, performance, distribuição de conteúdo e monetização em publicidade.
 
 
Estratégia
 
A fase estratégica do Programa Local Lab envolve, em agosto e setembro/2022, as 100 organizações de notícias selecionadas com auditorias técnicas, pesquisa e produção de estudos de caso e diversos workshops.
 
Em julho e início de agosto, o consultor Ademar Figueiredo repassou informações preliminares solicitadas pelo Google. Houve duas auditorias antes e, em 22/8, o primeiro worshop envolveu Amariles Paoli Itaborahy/gerente, Ademar, Anídia Barros e Diego Ribeiro Dias/ambos contatos publicitários.
 
Em 26/8, houve participação de Amariles, Ademar, José Carlos Itaborahy Filho/editor, Kamilla Bernardes/repórter e Caio Fernandes/designer gráfico. E no treinamento de 6/9, estiveram Amariles, Itaborahy e Ademar.
 
Por que o projeto importa para o jornalismo? 
 
O Google News Initiative fez a pergunta e respondeu:
 
“No Brasil, temos 13.734 empresas de jornalismo e, nos últimos sete anos, 685 empresas de notícias fecharam.
 
- A indústria luta para se adaptar ao digital, especialmente pequenas e médias organizações, das quais 79 fecharam apenas em 2021.”
 
 
Mais duas fases 
 
Já a fase tática, que vai de nov/2022 a jan/2023, reunirá 40 organizações de notícias aprovadas na fase anterior com: relatórios técnicos aprofundados; conexão estratégia-execução; e mais workshops.
 
Por fim, a fase operacional, em fev e mar/2023, priorizará: a implementação de melhorias avançadas; e ajustes/refinamentos em negócios.
 
O Google News Initiative trabalha em parceria com as empresas Hypertext Consultoria e Raccoon Monks no desenvolvimento de workshops sobre audiência (crescimento e engajamento), ADs, Monetização e “Como vender seu inventário”.
 
O Programa Local Lab é encaminhado em parceria com três das mais importantes associações jornalísticas do país: Associação Nacional de Editores de Revistas/ANER, Associação Nacional de Jornais/ANJ e Associação de Jornalismo Digital/AJOR.
 
Vereador destaca a inclusão desta FOLHA no Local Lab
 
 
Na reunião de 19/9 da Câmara, Guto Malta/PT (foto) requereu moção de congratulações a esta FOLHA, selecionada em data recente como um dos inseridos no Local Lab, programa do Google News Initiative.
 
“Mais uma vez, o Jornal mostra porque é considerado um dos grandes e mais respeitados semanários do interior de Minas, com qualidade em sua produção, periodicidade e longevidade, mais a credibilidade junto a leitores, assinantes e anunciantes”, disse o vereador.
 
“Pela prática do bom jornalismo, compromisso com a cidadania e qualidade do serviço prestado”, o vereador apresenta seu reconhecimento, congratulações perante “cada membro da equipe do Jornal, que no decorrer das últimas três décadas ajudou a construir uma empresa sólida, pautada na seriedade”.






UID:11414166/25/04/2024 05:40 | 0