CIDADE

Escola Municipal do Pontal receberá 55 alunos da vizinha escola estadual

10/01/2018 19:30




O prefeito Wagner Mol/PSB e a dirigente da Secretaria Municipal de Educação/Semed, Fernanda Ribeiro, coordenaram, no início da noite dessa terça-feira (9/1), no pátio da Escola Municipal/EM Nossa Senhora do Rosário, reunião com cerca de 60 moradores do distrito do Pontal, entre eles a vereadora Fiota/PEN.

Compareceram principalmente estudantes e pais de alunos da Escola Estadual/EE Miguel Abraão Silami. Esta foi alvo de "junção" determinada pela Superintendência Regional de Ensino/SRE, de forma que os seus 55 matriculados passem a estudar, já em 5/2, na vizinha EM Nossa Senhora do Rosário.

A deliberação da Superintendência Regional de Ensino/ SRE foi divulgada - com exclusividade - há três semanas por esta FOLHA e motivou, na tarde de 29/12/2017, encontro entre Fernanda, Rosane Name dos Reis Fialho/diretora da SRE e Wagner.

Como esta FOLHA divulgou na edição passada, ocorreram protestos contra a "junção", principalmente pelas redes sociais, com declaração de moradores, ex-alunos da EE e do ex-vereador Wellington Neim/MDB. Em 9/1, todavia, ninguém se opôs à mudança, e os críticos não compareceram.

A diretora da EM, Aparecida Delgado, preparou a reunião com lanche, e não um jantar, como esta FOLHA divulgou. Ratificando que a mudança decorre de decisão da SRE, Wagner disse que “com satisfação e felicidade, o Município recebe os alunos da rede estadual”.

Para atender a nova clientela, a EM passará por reformas citadas pelo chefe do Executivo: a quadra poliesportiva da Escola ganhará cobertura (“já assinei contrato para conclusão do serviço em três meses”); serão construídas três salas num segundo pavimento, a serem concluídas em julho; e haverá reforma geral no prédio dessa Escola.

O prefeito ainda anunciou que a EM terá Projeto de Ensino de Jovens e Adultos com aulas noturnas. Já Fernanda acrescentou que a lista de inscrição já tem 48 nomes.

Para a titular da Semed, houve muita conversa paralela diante do fechamento da Escola: “Sei que vocês tiveram informações estranhas sobre esta transferência, porém saibam que isto [a mudança] será muito positivo para todos vocês.”

Leia a reportagem completa em nossa edição impressa que circula nesta sexta-feira (12/1).