SAÚDE

Outubro Rosa: a prevenção do câncer de mama

18/10/2018 11:30




* Dra Izabela Bartholomeu - Ginecologia/Obstetrícia - CRM 53124/MG
Médica do Hospital de Nossa Senhora das Dores e professora de Medicina na Faculdade Dinâmica

 

Consultório: av. Dr. Otávio Soares, 108/Salas 801 e 802 - Mila Center - Palmeiras/Ponte Nova - (31) 3817-2750

Todos os anos, várias mulheres são acometidas pelo câncer de mama, uma doença de tratamento acessível, desde que diagnosticada precocemente.
Somente em 2016, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 14.206 mulheres morreram em decorrência da doença no Brasil e estima-se que 57.960 casos novos sejam diagnosticados durante o ano de 2017.

Diante de números tão alarmantes, é essencial o surgimento de campanhas que conscientizem a população a respeito deste tipo de câncer. Um destes movimentos é o Outubro Rosa, que objetiva chamar a atenção para esta doença e para a necessidade da realização de exames rotineiros que identifiquem o câncer de mama precocemente.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.  

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. A prevenção do câncer de mama, de modo geral, baseia-se em controle dos fatores de risco, alimentação equilibrada, atividade física, redução do consumo de bebidas alcoólicas e controle do peso corporal. A amamentação é considerada um fator protetor.

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:
- Nódulo (caroço) indolor, pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo), pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída de líquido anormal das mamas.
Realize exames periódicos com seu médico de confiança: prevenção é a melhor ferramenta no combate desta doença.

 







UID:9122381/20/04/2024 09:09 | 0