SAÚDE

Distúrbio androgênico do envelhecimento masculino

10/10/2018 19:00




Mardem José Abreu de Souza - Urologista - Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia

Consultórios 

* Ponte Nova: av. Dr. Otávio Soares, 108/Sala 806 - Mila Center/Palmeiras, fone (31) 3817-4175; e Consultar, fone (31) 3819-5900.

* Rio Casca: (31) 3871-1419.   * Abre Campo: (31) 3872-1867.



A testosterona é um hormônio essencialmente masculino, produzido pelos testículos e a suprarrenal (glândula acima do rim). Sua ação é produzir nos homens as características masculinas, como voz mais grave, desenvolvimento muscular, calvície, acne, virilidade.

A partir dos 40 anos, os níveis de testosterona podem cair de 1% a 2% ao ano em média, causando o distúrbio androgênico do envelhecimento masculino ou menopausa masculina.

Sintomas gerais: redução do volume do testículo, ginecomastia (aumento das mamas), diminuição da massa muscular, anemia leve e calvície.

Sintomas sexuais: diminuição da libido e atividade sexual, disfunção erétil e diminuição das ereções noturnas.

Sintomas cognitivos e psicovegetativos: ondas de calor, mudança de humor, fadiga, raiva, distúrbio do sono, depressão e perda do vigor.

Diagnóstico: apresentação dos sintomas, associados à dosagem baixa da testosterona.

Tratamento: reposição da testosterona, que poderá ser injetável a cada 3 semanas, com aplicação de gel ou via oral, além  de mudança do estilo de vida (atividade física, vida saudável).

Conclusão: os sintomas da menopausa masculina se confundem com sintomas inespecíficos, como diminuição da força muscular e depressão.

Para que a reposição da testosterona seja feita, é indispensável que o paciente tenha os sintomas e apresente a dosagem da testosterona baixa, porque a reposição em pacientes sem essa alteração, além de não causar benefício, poderá acarretar sérios efeitos colaterais.

Enfim, o homem moderno preocupa-se com a sua saúde, pensa no seu bem-estar e numa prazerosa vida conjugal. Neste contexto, a reposição hormonal, quando bem indicada, ajuda - e muito - a vida do casal.







UID:9098456/23/10/2018 10:35 | 0