SAÚDE

Ponte Nova em alerta com caso de bebê com suspeita de sarampo

22/08/2018 14:15




A Secretaria Municipal de Saúde/Semsa mantém desde 6/8 a Campanha Nacional de Imunização contra Sarampo e Poliomielite, conclamando os pais a levarem seus filhos com idades até 4 anos para a devida imunização nos Postos de Saúde.

A iniciativa torna-se ainda mais essencial depois do surgimento de caso suspeito de sarampo em criança de oito meses (ainda não imunizada) atendida, na semana passada, no Samndu/bairro Triângulo.

Segundo a dirigente da Semsa, Ariadne Salomão, amostras de sangue da paciente foram enviadas para análise em laboratório de Belo Horizonte. Note-se que a doença foi erradicada há décadas no Brasil e no município.

O caso suspeito constitui mais um fator para que haja vacinação em massa no município. “Tivemos boa adesão ao 'Dia D', durante a manhã desse sábado (18/8), na praça de Palmeiras e nos Postos de Saúde”, assinalou Ariadne.

Ela conclama pais e responsáveis a levarem as crianças até as Unidades de Saúde dos bairros Santo Antônio, Fátima e Triângulo e ao Posto de Atendimento Médico - PAM/bairro Esplanada.

A necessidade de mobilização intensa foi defendida, ainda nesse 21/8, pela enfermeira Lidiane Bento, que discursou diante da Prefeitura durante o “Dia da Cidadania”, na expectativa de se cumprir a projetada cobertura vacinal no município.

A vacina contra o sarampo usada na campanha é a Tríplice Viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Todas as crianças na faixa etária estabelecida vão receber uma dose da Tríplice Viral, independentemente de sua situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

A campanha deste ano também visa à atualização dos cartões de vacina, visto que pessoas de 5 a 29 anos devem ter tomado duas doses da vacina contra o sarampo. Caso não estejam imunizadas, elas devem comparecer à Sala de Vacina mais próxima e atualizar o respectivo cartão.

Adultos de 30 a 49 anos precisam apenas de uma dose para se considerarem imunes contra o sarampo, sendo que pessoas a partir de 50 anos não precisam tomar a vacina.

Vale também ressaltar que os adultos podem vacinar-se igualmente contra "Hepatite B" e "Difteria e Tétano" (vacina "Dupla Adulto"), caso ainda não tenham sido vacinados neste sentido.







UID:11395783/19/04/2024 16:58 | 0