SAÚDE

Tem início, nesta semana, a Campanha Nacional de Multivacinação

06/08/2018 11:00




Começa, nesta segunda-feira (6/8), a Campanha Nacional de Multivacinação contra Poliomielite e Sarampo. A campanha, que se estende até 31/8, é preferencialmente para vacinação de crianças de 1 a 4 anos e, em Ponte Nova, ocorre nas Unidades de Saúde dos bairros Santo Antônio, Fátima e Triângulo e no Posto de Atendimento Médico/PAM (bairro Esplanada).

O "Dia D" de mobilização está previsto para 18/8 (sábado), quando cerca de 36 mil postos de saúde em todo o país estarão abertos.

Esta campanha também visa à atualização dos cartões de vacina, visto que pessoas de 5 a 29 anos devem ter duas doses da vacina contra o sarampo. Caso não tenham, devem comparecer à sala de vacina mais próxima e atualizar o cartão..

Os adultos de 30 a 49 anos precisam apenas de uma dose para se considerarem imunes contra o sarampo, sendo que pessoas a partir de 50 anos não precisam tomar a vacina.

A vacina contra o sarampo usada na campanha é a Tríplice Viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Todas as crianças na faixa etária estabelecida vão receber uma dose da Tríplice Viral, independentemente de sua situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Vale também ressaltar que os adultos podem vacinar-se igualmente contra "Hepatite B" e "Difteria e Tétano" (vacina "Dupla Adulto"), caso ainda não tenham sido vacinados neste sentido.

Até julho deste ano, apenas 61,4% das crianças de Minas Gerais tinha sido vacinadas contra o sarampo (leia mais aqui).







UID:8923535/15/08/2018 21:06 | 0