CULTURA

No aniversário da Alepon, lançamento de 13 livros

27/06/2018 20:00




Na noite dessa terça-feira (26/6), no Restaurante do Pontenovense FC, no Centro Histórico de Ponte Nova, a Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova/Alepon comemorou seu 24º aniversário, com lançamento de treze livros de seus filiados.

As edições foram patrocinadas pelo Governo/MG via Fundo Estadual de Cultura. São estes os livros:

- Wilma Quintiliano lançou “As cores da linha do tempo”, “O Casarão” e “Gerão” (este com Olga Quintiliano); “Colagem” e “Redenção” são de Elizabeth Iacomini; “50 tons poéticos”, de Gilson José de Oliveira; “Versos em ciranda”, de Ludovina Pires; “Tecituras”, de Ester Magalhães Trindade; “Fragmentos da vida”, de Catarina Fois; “O poeta, o tradutor e o crítico”, de Luciano Sheikk; “Penca de chaves”, de João Evangelista Teixeira (Joevante); “Cantos, encantos e recantos, de Ivani Damasceno; e “Sonho de liberdade”, de Irene Borba.

Presidente da Alepon, Ademar Figueiredo convidou representantes das escolas de Ponte Nova e região e entregou os livros gratuitamente. Entre outras autoridades, receberam livros os vereadores Hermano Luís/PT e Leo Moreira/PHS, bem como a secretária de Cultura e Turismo e de Educação, Fernanda Ribeiro.

Fernanda destacou a importância de trazer autores locais para a realidade escolar, pois na maioria das vezes, nas aulas de literatura e português, as referências dos autores “são muito distantes”.

Elias Neto e Thiago Silvério, alunos de teatro do Ateliê Artístico & Cultural Ipê Amarelo, apresentaram, sob direção da professora Adair Liberato, os poemas “Sumir”, de Elizabeth Iacomini, “Dúvida”, de Ludovina Pires, e “A Louca”, de Catarina Fois. Apresentou-se ainda o Clube do Choro de Ponte Nova.

Em pontos de venda a serem divulgados e também com os autores, os livros estarão à venda a R$ 10,00/cada (somente o livro do Sheikk - pesquisa sobre Ivo Barroso - custará R$ 30,00).

“Esta venda foi solicitada junto à Secretaria de Estado da Cultura, depois que a Alepon teve a sua verba anual de subvenção cancelada pela Prefeitura Municipal de Ponte Nova. A venda possibilitará que a Academia continue desenvolvendo participações junto às escolas e outras entidades de cunho sociocultural”, informou Ademar. Ele assina o convite ao lado de Catarina Fois/secretária da Academia.  

Como esta FOLHA publicou há alguns meses, a Prefeitura ficou impedida de repassar verbas para as entidades até que se conclua a adequação dos estatutos sociais de cada uma à lei federal que estabelece regime jurídico para as parcerias entre a Administração Pública e as Organizações da Sociedade Civil.

 







UID:11391405/18/04/2024 18:58 | 0