CULTURA

Dois depoimentos a favor da preservação de imóveis históricos de Ponte Nova

03/05/2018 16:20




Repercutiu a nossa reportagem publicada em 27/4, apontando a unanimidade (em reunião recente) contra o projeto municipal de tombamento de imóveis do Centro Histórico.

Especialista em Patrimônio Artístico-Cultural e Arte Sacra, a pontenovense Mônica Eustáquio Fonseca escreveu para esta FOLHA considerando uma pena enorme a posição das autoridades municipais e dos moradores. 

“Infelizmente a cidade vem sofrendo descaracterizações danosas, que, a partir dessa decisão, deverão prosseguir. Não há uma regulação urbana que impeça as drásticas transformações da paisagem urbana”, lamenta ela, que mora em Belo Horizonte.

Já o arquiteto pontenovense Luciano Caetano, radicado no Rio de Janeiro/RJ, escreveu artigo refletindo sobre a proteção do patrimônio cultural e a responsabilidade dos municípios. "Causou estranheza a notícia de que a atual Administração Municipal reuniu proprietários de imóveis para dar voz a discursos preconceituosos e obsoletos”, afirmou ele.

 

“Para mudança de perfil nessa política, é preciso atribuir responsabilidades: a condução desses assuntos tem sido tocada pelo Conselho de Patrimônio Cultural e Natural de Ponte Nova (que desde o Governo Guto Malta é tratado como deliberativo, e não apenas consultivo, como antes)”, disse ele, para acrescentar que Ponte Nova precisa de “uma autoridade responsável, a quem caberia promover a aproximação com proprietários e proporcionar acompanhamento dos imóveis que já se encontram inventariados”.

“Sabendo que sequer há um responsável exclusivo pela Pasta da Cultura, entendo que essa guinada não tem perspectivas de ocorrer durante a atual gestão, tristemente! Porém, enquanto esse dia não chega, seguramente temos de produzir, de fora das estruturas oficiais, o verdadeiro debate do século XXI que esperamos para o tema da preservação da paisagem cultural de Ponte Nova”, arremata ele, divulgando fotos da preservação do imóvel que, na parte baixa do Centro Histórico, abriga filial da Droga Hera.

Leia a íntegra dos depoimentos em nossa edição impressa que circula nesta sexta-feira (4/5).

 







UID:9122441/25/04/2024 17:07 | 0